Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Procura por crédito em 2023: a grande queda no Brasil

Cartão de crédito Cartão de crédito -Stephen Phillips /Unsplash) - transações
(Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)

A busca por crédito no Brasil experimentou uma queda em 2023, registrando o menor nível desde o início da série histórica em 2013, de acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. A redução de 9,1% no acumulado do ano segue uma tendência de declínio iniciada em 2022, quando a variação negativa foi de 3,1%. Em contrapartida, o ano de 2021 viu um aumento significativo na procura por crédito, com um impressionante crescimento de 19,4%.

A queda em 2023 é atribuída a diversos fatores, incluindo taxas de juros pouco atrativas, influenciadas pelo aumento da taxa Selic, e uma inadimplência persistente que afastou os consumidores do mercado de crédito. O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, aponta que esses elementos são fundamentais para entender a situação atual.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

Além disso, a análise revela que a redução na procura por crédito varia de acordo com a faixa de renda, com a maior queda observada entre brasileiros com renda de até R$ 500 (-11,4%), enquanto aqueles com renda acima de R$ 10 mil experimentaram a menor queda, com -7,1%. Esses dados refletem a necessidade de políticas financeiras que atendam às diferentes camadas da população.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

No âmbito regional, todos os estados brasileiros registraram quedas na demanda por crédito em 2023. O Distrito Federal liderou a lista com uma queda expressiva de -17,7%, seguido pelo Amapá (-17,5%) e Rio de Janeiro (-17%). No entanto, alguns estados, como Santa Catarina (-1,7%), Rio Grande do Sul (-3,8%) e Espírito Santo (-4,5%), apresentaram recuos menos acentuados. São Paulo e Minas Gerais também sentiram o impacto, com uma redução na demanda de crédito de 7,3%.

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado