A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) anunciou, nesta quinta-feira (18), um crescimento nas exportações de carne de pato do Brasil em 2023. Durante o ano, o Brasil exportou 3.507 toneladas do produto, um aumento de 18,9% em relação a 2022, quando foram exportadas 2.950 toneladas.
Portanto, a receita das exportações ao longo de 2023 atingiu um total de US$ 13,7 milhões, representando um aumento de 24,4% em relação aos US$ 11 milhões registrados no ano anterior.
Mercados estrangeiros e estratégia de expansão
No cenário internacional das exportações de carne de pato brasileira em 2023, destacam-se alguns países. A Arábia Saudita, tradicionalmente o maior importador de produtos brasileiros, teve uma leve redução de 2% nas importações durante o ano.
Em contrapartida, os Emirados Árabes Unidos importaram 916 toneladas, um aumento de 32%. O Catar se destacou com 422 toneladas, representando um aumento de 38%, enquanto o México registrou 266 toneladas, marcando um crescimento de 11%, e o Japão importou 238 toneladas, com um aumento expressivo de 54%.
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, atribui o sucesso no mercado internacional à estratégia de fortalecimento da marca brasileira.
O setor tem investido no fortalecimento da imagem internacional por meio de ações por meio da marca setorial Brazilian Duck. O crescimento das vendas externas desse segmento de alto valor agregado e de produtos premium tem influência direta da estratégia setorial, que deve continuar a gerar importantes receitas cambiais para o Brasil, destacou o presidente.
Em dezembro de 2023, as exportações tiveram um salto notável de 171,7% em comparação a 2022, totalizando 484 toneladas e gerando uma receita de US$ 1,7 milhão, um aumento de 115,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a receita foi de US$ 791 mil.