Bolsa de valores brasileira muda de horário a partir de março

B3
B3 (Imagem: divulgação)

A partir de segunda-feira, 11 de março, a B3, a principal bolsa de valores do Brasil, volta ao horário normal de operação, encerrando o pregão regular às 17h, no horário de Brasília. A mudança ocorre devido ao início do horário de verão nos Estados Unidos. A divulgação foi pela Bolsa Brasileira em um comunicado na última terça-feira (23).

Com a alteração, a B3 manterá a abertura do mercado à vista, incluindo o índice Ibovespa e outros índices, às 10h, no horário de Brasília. Entretanto, o fechamento retornará para as 17h. Além disso, a B3 também retomará o horário estendido do “after market”, que funcionará das 17h30 às 18h.

Os horários de cancelamento de ofertas durante a manhã e após o fechamento do mercado ocorrerão de 9h30 a 9h45 e de 17h25 a 17h30, respectivamente. Isso se aplica não apenas ao mercado à vista, mas também ao mercado fracionário e de opções. O mercado a termo encerrará suas negociações às 17h25.

Embora o Brasil tenha abandonado o horário de verão, a B3 tem mantido o horário estendido desde 6 de novembro de 2023, alinhado ao horário de funcionamento da Bolsa de Nova York. Os Estados Unidos iniciarão o horário de verão em 10 de março (domingo), reduzindo a diferença de fusos horários entre o Brasil e Nova York. A diferença é de duas para apenas uma hora. Com a mudança, as bolsas dos EUA abrirão às 10h30 (horário de Brasília) e fecharão às 17h.

A mudança no horário de funcionamento da B3 acontece todos os anos com o propósito de acompanhar o horário de operação do mercado nos Estados Unidos. Já que, parte considerável do volume diário de negociações é originada de investidores estrangeiros.

Mercados Futuros:

Em relação à negociação dos mercados futuros, a B3 manterá o horário estendido a partir de 11 de março. Isso significa que os contratos e minicontratos futuros do Ibovespa (IND e WIN) continuarão em operação até as 18h25, enquanto os contratos e minicontratos futuros do dólar comercial (DOL e WDO) terão as negociações encerradas às 18h30.

A prática de estender o horário de operação já acontece todos os anos entre novembro e março. É o período em que não há horário de verão nos Estados Unidos. Agora, a B3 manterá a extensão do horário também durante os meses de março a novembro, com os derivativos vinculados ao Ibovespa encerrando as negociações às 17h55 e os relacionados ao dólar às 18h.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado