PIX bate recorde com R$ 17,2 trilhões em transações em 2023

pix bate recorde em transações
(Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil).

O PIX marcou 2023 com uma movimentação recorde de R$ 17,2 trilhões. Esse sistema de pagamento instantâneo se tornou favorito entre os brasileiros. Desde seu lançamento pelo Banco Central (BC), sua popularidade só cresceu. Em comparação com 2022, o aumento foi de 57,8%. Isso mostra uma clara preferência pelo digital.

O início do PIX, em 2020, revolucionou as transações financeiras. Agora, pagamentos e transferências acontecem em segundos. Isso facilitou a vida de muitos. Até o fim de 2023, o número de usuários disparou, refletindo sua vasta aceitação.

Com a preferência pelo PIX, as pessoas estão deixando o dinheiro físico de lado. Elas preferem a praticidade e a segurança do digital. Isso se reflete no declínio da circulação de cédulas e moedas.

Crescimento da bancarização

Quando o PIX foi lançado, um de seus objetivos era impulsionar a digitalização das transações financeiras no Brasil e ampliar o número de indivíduos com vínculo ao sistema financeiro. De acordo com dados fornecidos pelo Banco Central, o número de clientes pessoas físicas que estabeleceram um “relacionamento” com o sistema financeiro tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos.

Só para ilustrar, em 2020, havia um registro de 178,922 milhões de CPFs cadastrados no sistema, esse número aumentou para 182,218 milhões até o encerramento de 2021 e continuou a crescer, atingindo 188,335 milhões em 2022.

“Um direcionador comum a todas as ações envolvendo o Pix é a democratização do acesso de toda a população brasileira a meios de pagamentos digitais. Para que esse propósito seja atingido, é necessário garantir que o uso do Pix seja acessível a todos os cidadãos, inclusive aos que possuem necessidades específicas, como pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, avaliou o BC, em 2023.

O sistema não só facilitou transações como também promoveu a inclusão. Ele é acessível a todos que possuem contas bancárias, desde pessoas físicas a jurídicas. Em suma, com o PIX, pagar contas e transferir dinheiro tornou-se mais fácil. Isso incentivou mais pessoas a participarem do sistema financeiro.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado