Breaking News: Rei Charles III é diagnosticado com câncer

Retrato oficial de Charles III depois da coroação — Foto: Reprodução/royal.uk

O Palácio de Buckingham divulgou nesta segunda-feira (5) uma declaração informando que o rei Charles III, com 75 anos de idade, foi diagnosticado com uma forma de câncer. O diagnóstico veio à tona após uma cirurgia para correção de aumento benigno da próstata, que o monarca havia realizado recentemente. Durante o procedimento, os médicos identificaram uma “outra área de preocupação”, que levou a exames adicionais e ao diagnóstico do câncer.

É raro que a família real britânica revele informações sobre a saúde dos membros. Uma vez que eles têm direito a um certo grau de privacidade médica, apesar de serem figuras públicas. No entanto, o rei optou por compartilhar o diagnóstico, visando evitar especulações e contribuir para uma melhor compreensão pública das pessoas afetadas pelo câncer em todo o mundo.

Charles III assumiu o trono em setembro de 2022, após o falecimento da mãe, a rainha Elizabeth II. Assim, após o anúncio do diagnóstico, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, desejou uma rápida recuperação ao rei por meio das redes sociais, expressando confiança na pronta recuperação e destacando os desejos de todo o país para que ele se recupere plenamente.

Com a revelação do diagnóstico, o Palácio de Kensington anunciou que o príncipe William de Gales, próximo na linha de sucessão ao trono britânico, retornará às funções públicas no final desta semana. Ele estava afastado para apoiar a esposa, Kate Middleton, que estava se recuperando de uma cirurgia abdominal.

Internação em janeiro

Em 17 de janeiro deste ano, o Palácio de Buckingham havia anunciado que Charles passaria por uma cirurgia para corrigir o aumento benigno da próstata. O monarca ficou internado na London Clinic, um centro de saúde privado perto de Regent’s Park, entre os dias 26 e 29 de janeiro, acompanhado da esposa, a rainha Camilla.

O aumento benigno da próstata é uma condição comum entre homens com mais de 50 anos. Sendo assim, pode afetar a forma como eles urinam. No entanto, não se trata de câncer e geralmente não representa uma ameaça séria à saúde. O Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha (NHS) enfatiza que ter uma próstata aumentada não aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata.

Após o anúncio do diagnóstico de Charles, a agência britânica de notícias PA Media relatou que o príncipe Harry, que atualmente reside nos Estados Unidos, planeja viajar para o Reino Unido nos próximos dias para visitar o pai. Harry já entrou em contato com o rei, conforme informou a PA Media.

Histórico 

Charles III se tornou o monarca britânico em setembro de 2022. Na época, ele estava 73 anos de idade. Ele é o filho mais velho de Elizabeth II, que reinou por 70 anos. Charles III fez história ao assumir o trono britânico como o monarca mais idoso de toda a história da monarquia britânica.

Nascido em 1948 no Palácio de Buckingham, ele foi o primeiro monarca britânico a frequentar uma escola e se formar em uma universidade. Além disso, ele teve uma carreira militar antes de se casar duas vezes, a primeira com Diana, com quem teve dois filhos, e a segunda com Camilla.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado