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Tem coragem de consumir? Starbucks lança Café de Porco

Starbucks surpreende com café de porco na China, gerando debate online. Internacionalmente, empresa registra aumento de vendas no primeiro trimestre fiscal.
Starbucks
Imagem: divulgação

A Starbucks, uma empresa americana famosa pelas inúmeras cafeterias ao redor do mundo, surpreendeu ao anunciar uma novidade para celebrar o Ano Novo Lunar na China: o “café de porco”, uma bebida inusitada que inclui um pedaço de carne como adorno.

A bebida peculiar é uma mistura de café expresso e leite vaporizado, adicionada com molho Dongpo, que possui um sabor de porco refogado, e finalizada com carne de peito de porco. O “café com carne de porco” está sendo vendido por 68 yuans, aproximadamente R$ 46, em 25 lojas da China, por tempo limitado.

A novidade gerou discussões nas redes sociais, onde o preço e a combinação incomum de sabores foram tema de polêmica. Algumas postagens no site Insights do Dao, que trata das tendências na China, refletiram a surpresa dos consumidores. “Posso aceitar esses dois juntos no estômago, mas não na boca ao mesmo tempo”, brincou um usuário.

Apesar das opiniões divergentes, a Food Talks, outra publicação chinesa, afirmou que funcionários da Starbucks relataram uma divisão entre os clientes em relação ao lançamento, mas que muitos gostaram da bebida.

Mundo

Enquanto isso, internacionalmente, a Starbucks (SBUX; Nasdaq) anunciou um recorde de vendas de US$ 9,4 bilhões no primeiro trimestre fiscal, encerrado em dezembro. O valor representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, embora tenha ficado abaixo das expectativas dos analistas, que esperavam US$ 9,6 bilhões.

O lucro da empresa atingiu US$ 1,02 bilhão, um crescimento anual de 19,8%. No entanto, o lucro diluído por ação foi de US$ 0,90, abaixo dos US$ 0,93 esperados pelos analistas consultados pela FactSet. Apesar desses números, o mercado reagiu positivamente aos resultados. No momento, as ações da Starbucks estão em alta de 2,4%, cotadas a US$ 96,34, em Nova York.

A empresa também divulgou um aumento de 10% nas vendas nas mesmas lojas (SSS) no mercado chinês, embora abaixo das expectativas dos analistas. A rede observou que as transações nas lojas chinesas aumentaram em comparação com o ano anterior, apesar de uma queda no gasto médio por pedido.

Nos Estados Unidos, as vendas nas mesmas lojas cresceram 5%, com um aumento tanto nas transações domésticas quanto no gasto médio por pedido. A Starbucks implementou uma série de promoções nos últimos meses para atrair clientes, incluindo ofertas de US$ 3 às quintas-feiras e promoções “compre um e leve outro” nos finais de semana.

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