Close this search box.
conteúdo patrocinado

NASA investe em primeiro pouso lunar privado; confira valores

Investimento da NASA em pouso lunar é de quantia considerável. (Foto: WikiImages/Pixabay)

A NASA está impulsionando o futuro da exploração lunar através de um investimento substancial na missão Odysseus, conduzida pela empresa norte-americana Intuitive Machines. O investimento da NASA em pouso lunar é de mais de US$ 100 milhões.

Programa CLPS: uma visão de futuro

Central para este investimento está o programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, que visa integrar as capacidades do setor privado na agenda de exploração espacial da agência. Através do CLPS, a NASA adquire serviços de transporte lunar de empresas privadas, como a Intuitive Machines, facilitando o envio de cargas úteis científicas e tecnológicas para a Lua. Este programa não apenas reduz custos mas também acelera o ritmo de descobertas científicas e inovações tecnológicas.

Detalhes do investimento e objetivos

O contrato da NASA com a Intuitive Machines, avaliado em US$ 118 milhões, cobre o lançamento, a viagem, e o pouso da missão Odysseus no polo sul lunar, uma região de interesse científico significativo devido à sua exposição solar quase constante e potencial presença de água congelada. Além do suporte financeiro, a NASA contribui com experimentos essenciais que serão realizados na superfície lunar, visando não apenas expandir o conhecimento sobre o satélite natural da Terra mas também testar novas tecnologias para futuras missões espaciais. O pouso está previsto para hoje (22) às 19h49, no horário de Brasília. Será transmitido ao vivo pelo canal da Nasa.

Marco na colaboração espacial

O investimento da NASA nesse pouso lunar, construído através da parceria entre a instituição e a Intuitive Machines é um testemunho do potencial dos investimentos públicos no setor espacial privado. Ao financiar a primeira tentativa de pouso lunar por uma empresa privada, a NASA busca fortalecer o ecossistema de inovação espacial, assegurando que a próxima era da exploração lunar seja marcada por colaborações frutíferas de natureza público-privado.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!