Pesquisar
Close this search box.

Procon notificou Uber para esclarecer política de preços, entenda

Procon notificou Uber
Foto: (Tim Samuel/Pexels)

O Procon de São Paulo, notificou a empresa Uber para esclarecer sua política de preços dinâmicos. Essa ação busca entender como a Uber ajusta suas tarifas, principalmente em dias de interrupções ou problemas no transporte público, como trens e metrôs.

Conhecida por seu modelo de tarifação variável, a empresa tem até a próxima quarta-feira (28) desde que Procon notificou a Uber, para responder. O órgão de defesa do consumidor quer detalhes sobre os critérios utilizados para determinar o aumento de preços, a ferramenta e o algoritmo que aplicam essas mudanças em situações específicas, e solicita ainda uma simulação de preços em condições normais e sob preço dinâmico.

A polêmica em torno do preço dinâmico surge em momentos de alta demanda, quando a oferta de motoristas não atende ao número de usuários buscando viagens. A Uber argumenta que esse mecanismo serve para incentivar mais motoristas a atenderem a demanda, equilibrando assim a oferta e a procura. A empresa garante que informa os usuários sobre a tarifa aumentada no momento da solicitação da viagem.

Por meio de nota emitida para o Money Times, a UBER disse que “Quando a demanda por viagens, em uma determinada área, é maior do que o número de motoristas parceiros circulando na região naquele momento, o preço se torna dinâmico e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual para aquele mesmo trecho.”.

O foco do Procon-SP é garantir que os consumidores estejam cientes dessas variações de preços e compreendam os critérios utilizados pela Uber. A transparência nesse processo é importante para manter uma relação justa entre a empresa e seus usuários em situações onde alternativas de transporte são limitadas.

Essa notificação mostra a importância de uma regulação clara sobre como as tarifas são ajustadas por aplicativos de transporte, assegurando que os direitos dos consumidores sejam protegidos enquanto se mantém um serviço eficiente e disponível para quem precisa.

Como o preço dinâmico é calculado?

Quando o preço está dinâmico, um multiplicador para o preço normal, um preço dinâmico adicional ou um preço definido que inclui o preço dinâmico aparecem na tela de ofertas. Essas informações variam de acordo com a cidade. O percentual da taxa de serviço da Uber não se altera com o preço dinâmico.

Como os preços são atualizados com base na demanda em tempo real, o preço dinâmico pode mudar rapidamente. Ele também é específico para cada região da cidade e pode estar ativo em um bairro, mas não em outro.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado