Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Banco Central Europeu mantém taxas de juros inalteradas

Banco Central Europeu
(Imagem: Hans/Pixabay)

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu não alterar as taxas de juros nesta quinta-feira (7). A decisão ocorreu durante o quarto encontro consecutivo. A taxa de refinanciamento (a principal) permaneceu estável em 4,50%. Assim, o BCE manteve as taxas sobre depósitos e empréstimos marginais nos mesmos níveis, em 4,0% e 4,75%, respectivamente.

A decisão estava dentro das expectativas da maioria dos analistas de mercado, conforme indicado pelo consenso LSEG. As taxas na Europa têm se mantido estáveis desde outubro. Então, vem interrompendo um ciclo de alta que durou 10 reuniões e resultou em um aumento de 450 pontos-base. Na época, alcançou um nível recorde.

O BCE observou que, embora a maioria das medidas da inflação subjacente tenha diminuído desde a última reunião, as pressões internas sobre os preços continuam altas. O aumento se deve parcialmente ao forte crescimento dos salários.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O colegiado também expressou a opinião de que as atuais taxas de juros do BCE estão em um nível que, se mantido por um período suficientemente longo, contribuirá substancialmente para o objetivo de atingir a meta de inflação. Além disso, afirmou que o conselho do BCE garantirá que as taxas de juros sejam mantidas em níveis suficientemente restritivos pelo tempo necessário em suas futuras decisões.

As previsões do corpo técnico do banco indicam uma inflação média de 2,3% em 2024, 2,0% em 2025 e 1,9% em 2026. Houve uma revisão para baixo nas projeções para a inflação core, excluindo energia e alimentos, prevendo-se 2,6% para 2024, 2,1% para 2025 e 2,0% para 2026.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado