Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Anatel lança novo sistema para combater chamadas falsas

chamada falsa
(Foto: Didgeman/Pixabay)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anuncia um grande passo no combate a chamadas falsas com a implementação de um novo sistema de autenticação de chamadas, conhecido como stir shaken. Este avanço vem na esteira do sucesso do programa “Não Me Perturbe”, e visa proporcionar uma maior segurança e confiabilidade nas comunicações telefônicas dos brasileiros.

A tecnologia por trás da inovação

A iniciativa pioneira, que será lançada nesta quarta-feira (27), envolve uma parceria com 25 operadoras de telecomunicações para introduzir a tecnologia stir shaken no Brasil. Esta tecnologia foi criada para autenticar chamadas telefônicas, garantindo aos usuários que o número que aparece em seu visor é, de fato, da instituição que afirma estar ligando.

O presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, enfatizou a importância da nova ferramenta em uma entrevista ao Metrópoles, destacando como as chamadas falsas, ou spoofing, se tornaram um método comum utilizado por fraudadores para enganar e extorquir os cidadãos.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Avanços e desafios

Apesar dos esforços e da redução das chamadas indesejadas graças ao “Não Me Perturbe”, Baigorri reconhece que ainda há desafios a serem superados. Um desses desafios é a necessidade de atualizações nos sistemas operacionais dos celulares para reconhecer e implementar a nova tecnologia de autenticação de chamadas. Para isso, a Anatel está em diálogo com gigantes da tecnologia, como Google e Apple.

O futuro das telecomunicações

Com o combate a chamadas falsas ganhando um novo aliado, a Anatel espera não apenas reduzir a quantidade de fraudes telefônicas, mas também restaurar a confiança dos consumidores nas comunicações. A tecnologia stir shaken promete ser um marco na proteção contra golpes, assegurando que os números exibidos nas chamadas sejam autênticos e provenientes de fontes legítimas.

Baigorri aproveita para lembrar aos usuários sobre a importância da cautela, especialmente em relação a mensagens SMS suspeitas, reforçando a necessidade de não clicar em links não verificados.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado