Pesquisar
Close this search box.

Frente ao aquecimento global, equipe dos EUA testa tecnologia para ‘resfriar a terra’

Teste de tecnologia visa desviar poder do sol e evitar o aumento do aquecimento global (Foto: Pixabay/Pexels)
Teste de tecnologia visa desviar poder do sol e evitar o aumento do aquecimento global (Foto: Pixabay/Pexels)

Na busca por soluções para o aquecimento global, um experimento pioneiro foi conduzido na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, testando uma tecnologia que visa iluminar nuvens e refletir parte dos raios solares de volta ao espaço. O engenheiro Matthew Gallelli liderou o teste, utilizando um dispositivo que pulveriza aerossóis de sal capazes de modificar a composição das nuvens sobre os oceanos.

A tecnologia e seus criadores

A tecnologia, desenvolvida ao longo de anos por uma equipe liderada pelo cientista Robert Wood da Universidade de Washington, pretende alterar a refletividade das nuvens marinhas, utilizando partículas de sal marinho. O conceito baseia-se no efeito Twomey, segundo o qual gotículas menores nas nuvens podem refletir mais luz solar, contribuindo para um potencial resfriamento da Terra.

Financiamento e apoio

O experimento, que atraiu financiamento de universidades, fundações, investidores privados e até do governo federal, enfrenta controvérsias sobre a intervenção nos sistemas climáticos naturais. Apesar do distanciamento da Casa Branca em relação ao estudo específico na Califórnia, a pesquisa sobre intervenções climáticas, incluindo o clareamento de nuvens, ganha força à medida que as temperaturas globais alcançam novos recordes.

Desafios e controvérsias

A iniciativa enfrenta críticas de grupos ambientais e cientistas que alertam para as possíveis consequências imprevisíveis de alterar os padrões climáticos globais. No entanto, a crescente urgência em encontrar soluções para as mudanças climáticas impulsiona o interesse em tecnologias de intervenção climática como uma espécie de plano de contingência.

Futuro da tecnologia

O sucesso inicial do experimento leva à consideração de testes futuros em maior escala, potencialmente sobre os oceanos, para avaliar a eficácia da tecnologia em um contexto mais amplo. Embora os pesquisadores esperem nunca precisar recorrer a tais medidas extremas, a preparação para todas as eventualidades torna-se um foco crescente diante da trajetória atual do aquecimento global.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado