Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Aumento na produção de carne deve manter preços baixos

aumento na produção de carnes
(Foto: Markus Spiske/Pexels)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) traz uma previsão otimista para o mercado de carnes bovina, suína e de aves em 2024, apontando um aumento na produção de carnes de 3,9%. Este crescimento é um sinal positivo para o abastecimento do mercado brasileiro, prometendo manter os preços em patamares acessíveis para os consumidores.

Cenário favorável ao consumidor

Segundo a Conab, espera-se alcançar a marca de 30,88 milhões de toneladas na produção de carnes, com uma parcela de 21,12 milhões de toneladas destinadas ao consumo interno. O presidente da Conab, Edegar Pretto, disse que além desse aumento na produção de carnes “os preços dos insumos para alimentação animal estão menores para o criador. Essa combinação de fatores tende a sustentar os preços das carnes em patamares mais baixos para os brasileiros e as brasileiras”.

Desdobramentos na produção específica

No detalhamento da produção, a carne bovina representa cerca de 10 milhões de toneladas, com 6,6 milhões de toneladas voltadas ao mercado brasileiro. A carne suína segue com uma projeção de 5,55 milhões de toneladas, disponibilizando 4,22 milhões para o consumo doméstico. A avicultura, por sua vez, deve registrar uma produção de 15,4 milhões de toneladas, com 10,3 milhões de toneladas destinadas aos brasileiros.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Expectativas para o mercado externo

A exportação das carnes também está em vista de expansão, com a carne suína liderando o crescimento de 6,6%, seguida pela carne de frango e bovina, com aumentos de 0,9% e 15,7%, respectivamente. Esse crescimento nas exportações evidencia a competitividade do Brasil no mercado global de carnes.

Recordes na produção de ovos

Além das carnes, a Conab também  antecipa um ano recorde para a produção de ovos, com uma estimativa de 41,1 bilhões de unidades. Isso deve garantir uma disponibilidade interna de 200,2 unidades por habitante, reforçando o cenário de abundância alimentar no país.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

No Content Available
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado