Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Dráuzio Varella move ação contra Meta por fake news com sua imagem

Dráuzio Varella move ação contra Meta por fake news com sua imagem
(Foto: Divulgação/Dráuzio Varella).

O médico Dráuzio Varella relatou um caso de uso indevido de sua imagem em um vídeo no Facebook, promovendo um tratamento falso para hemorroida com ozônio. Este registro foi adicionado a uma série de denúncias que o médico e sua equipe têm compilado contra a Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, por disseminar informações falsas.

Dráuzio Varella mencionou que esses vídeos falsos são frequentemente enviados a ele. “Recebo muitos vídeos onde minha imagem é utilizada sem autorização para promover tratamentos que não recomendo”, disse o médico ao jornal O GLOBO. Ele e sua equipe estão organizando uma ação legal e uma denúncia formal ao Ministério Público para lidar com essas práticas.

O médico expressou frustração com a resposta da Meta ao problema. “Eles ganham dinheiro com isso e não se importam com as consequências”, afirmou. De acordo com Dráuzio, a Meta não apenas falha em responder suas preocupações de maneira adequada, mas também parece estar em parceria com os criadores desses conteúdos falsos.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Outro aspecto preocupante, segundo o médico, é o risco à saúde pública. “Esses produtos fraudulentos são promovidos como se fossem curas milagrosas para diversas condições médicas”, destacou Dráuzio. Ele enfatizou a gravidade dos vídeos que enganam o público, resultando na compra de produtos ineficazes e potencialmente perigosos.

O proctologista Fábio Campos, consultado pela mesma reportagem, corroborou a falsidade das alegações no vídeo. “Não há estudos que suportem o uso de ozônio em tratamentos para hemorroida ou outras condições mencionadas”, explicou Campos. Ele reforçou que a promoção desses tratamentos é baseada em desinformação e tem uma finalidade claramente comercial.

Por sua vez, a Meta respondeu às acusações afirmando que está melhorando sua tecnologia para identificar e combater conteúdos suspeitos em suas plataformas. “Encorajamos os usuários a denunciar qualquer conteúdo que viole nossos padrões”, disse um porta-voz da empresa.

O caso mais recente incluído na denúncia envolve um vídeo que circulou em dezembro do último ano, onde a voz de Dráuzio Varella foi replicada por inteligência artificial para promover a pomada de ozônio. “Esse tipo de prática não apenas engana os usuários, mas também compromete a integridade e a confiança no ambiente digital”, concluiu o médico.

A situação ganha ainda mais complexidade com o silêncio da página Ozonivita, responsável pela publicação do vídeo questionado, que não respondeu aos pedidos de comentário. A Anvisa também foi consultada e informou que o produto anunciado não possui registro válido, o que impossibilita a verificação de sua segurança e eficácia.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado