Publicidade

Após morte de cão, Gol suspende transporte de pets por 30 dias

Saiba como proceder se sua viagem estava marcada

Após morte de cão, Gol suspende transporte de pets por 30 dias
João Fantazzini com o golden retriever Joca (Foto: Reprodução/Instagram).
Após morte de cão, Gol suspende transporte de pets por 30 dias
João Fantazzini com o golden retriever Joca (Foto: Reprodução/Instagram).

Após a trágica morte do cão Joca, um golden retriever, a Gol Linhas Aéreas decidiu suspender o transporte de cães e gatos nos porões de suas aeronaves por 30 dias. A medida afeta tanto a venda quanto o transporte desses animais, e permanecerá em vigor até o dia 23 de maio.

O incidente ocorreu quando Joca, que deveria ser transportado do Aeroporto Internacional de Guarulhos para Sinop em Mato Grosso, foi erroneamente enviado para Fortaleza. O erro foi percebido apenas após o animal já ter sido transportado de volta para São Paulo, onde foi constatada sua morte. A Gol informou que a interrupção do serviço visa permitir uma investigação completa sobre o ocorrido.

João Fantazzini, tutor de Joca, relatou que o cão, de 4 anos, viajava em uma caixa apropriada no porão da aeronave devido ao seu grande porte e peso de 47 kg. Uma veterinária em Guarulhos diagnosticou a causa da morte como “parada cardiorrespiratória, com motivos a esclarecer”.

Marcia Martin, mãe de João, expressou sua dor e frustração em um vídeo que circulou nas redes sociais. “Olha aqui, cachorro do meu filho, saiu para ir para Sinop, um irresponsável enviou ele para Fortaleza, não contente, mandaram de voltar sem nenhuma avaliação de um veterinário, o cachorro está aqui dentro, morto”.

O que fazer se ia viajar com um pet pela Gol?

A empresa oferece algumas opções para os clientes afetados pela suspensão. Quem já havia adquirido o serviço para o período pode solicitar o reembolso total do valor, e aqueles que precisam retornar de viagem podem remarcar sem custo adicional até o final do ano. Além disso, a Gol se comprometeu a manter suas equipes nos aeroportos e sua central de atendimento disponíveis para esclarecer dúvidas pelo telefone 0800 704 0465.

O transporte de animais de estimação em cabines de passageiros não será afetado pela suspensão, segundo o comunicado da Gol.  A investigação sobre o caso está sendo tratada como uma prioridade para evitar futuros incidentes.

O que diz a Gol

Em nota a empresa afirma: “A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR). Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca”.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado