O Grupo Carrefour, controlador das marcas Atacadão, Sam’s Club e a própria bandeira Carrefour, reportou um lucro líquido de R$ 39 milhões no primeiro trimestre de 2024. Assim, a empresa reverteu o prejuízo de R$ 113 milhões no mesmo período de 2023. O desempenho positivo se deve em parte ao crescimento das vendas brutas e da receita total, que subiram 2,5% e 2,2%, respectivamente, atingindo R$ 27,7 bilhões e R$ 26,3 bilhões.
O Atacadão, principal negócio do grupo, destacou-se ao alcançar vendas de R$ 19,3 bilhões. Isso foi impulsionado pelo crescimento de 1,8% nas vendas das mesmas lojas ao longo do ano e pela expansão da marca, com 20 novas unidades inauguradas nos últimos 12 meses. O Carrefour informou que houve uma melhoria na dinâmica de volume, especialmente no segmento B2B (venda para outros negócios), onde o volume se recuperou graças a um cenário inflacionário mais estável. O tráfego de clientes B2C (venda ao consumidor final) também aumentou, favorecido pela inclusão de serviços voltados a esse público.
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Portanto, o lucro bruto do Atacadão cresceu para R$ 2,7 bilhões. É um avanço de 9,9% em relação ao ano anterior. A margem bruta subiu 0,6 ponto percentual, atingindo 16%. O Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu 23,3%, chegando a R$ 1,1 bilhão, apesar do aumento de 2,1% nas despesas gerais, administrativas e de vendas.
O Sam’s Club também apresentou resultados importantes, com um aumento de 52,4% no Ebitda, que atingiu R$ 79 milhões, impulsionado por estratégias de atração de novos clientes. Por outro lado, a bandeira Carrefour sofreu uma queda de 5,1% no Ebitda, que ficou em R$ 136 milhões, em meio a um processo de conversão de unidades.
Banco Carrefour
Outro ponto de destaque foi o Banco Carrefour, que registrou lucro líquido de R$ 112 milhões, superando os R$ 3 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior. Além do crescimento no faturamento e na carteira de crédito, a instituição financeira viu a inadimplência diminuir desde o segundo trimestre de 2022, graças a uma política de crédito mais rigorosa.
O grupo registrou um resultado financeiro negativo de R$ 700 milhões, comparado ao prejuízo de R$ 756 milhões do primeiro trimestre de 2023, devido principalmente à redução do endividamento líquido e à reversão de provisões. A dívida líquida do Carrefour caiu para R$ 13,5 bilhões ao final de março, uma diminuição importante em relação aos R$ 15,6 bilhões no mesmo mês de 2023. A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, reduziu-se de 2,44 para 2,24.