O Brasil ganhou destaque no cenário global com o aumento na importação de carros, ultrapassando a Bélgica e se estabelecendo como o maior mercado de exportação de veículos eletrificados da China. Esse progresso é resultado do aumento das tarifas de importação implementadas no início deste ano para veículos elétricos e híbridos plug-in.
Conforme relata a Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA), as exportações para o Brasil alcançaram 40.163 unidades em abril, refletindo um aumento elevado em comparação ao ano anterior. Esse crescimento posicionar o Brasil como líder pelo segundo mês consecutivo. Inicialmente, o Brasil estava na décima posição neste ranking no começo do ano.
Respondendo ao crescente interesse do mercado brasileiro, fabricantes chineses como a BYD e a Great Wall Motor ampliaram seus investimentos no país. A BYD planeja iniciar a produção local em um complexo industrial que está construindo, com previsão de conclusão até o final deste ano ou início de 2025. Similarmente, a Great Wall Motor comunicou que sua fábrica no Brasil começará as operações ainda este mês.
Diversificação de mercado
De acordo com o secretário-geral da CPCA Cui Dongshu, enquanto a Rússia continua como o maior mercado devido a circunstâncias políticas que restringem o comércio com países ocidentais, o Brasil surge como um centro estratégico para a expansão nas Américas.
Este aumento nas exportações para o Brasil ocorre em um momento de tensões comerciais para a China na Europa. Uma investigação antitruste por parte da União Europeia sobre subsídios aos fabricantes de veículos tem afetado as exportações para o bloco. Por isso, as montadoras chinesas estão diversificando suas rotas comerciais, focando em mercados na América do Sul, Austrália e Sudeste Asiático.
Estatísticas de exportação
Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações chinesas de automóveis para a Rússia aumentaram 23%, totalizando 268.779 unidades. As exportações para o México e Brasil também apresentaram crescimentos notáveis de 27% e 536%, alcançando 148.705 e 106.448 veículos, respectivamente.
Reações regionais
Países como Espanha, França, Holanda e Noruega registraram as maiores reduções nas importações de veículos elétricos de passageiros chineses durante este período, refletindo as incertezas geradas pela investigação da UE.
Planejamento tributário
O cenário brasileiro é impactado pelo planejamento do governo federal, que prevê aumentar progressivamente o imposto sobre carros importados. Para veículos elétricos, o imposto alcançará até 35% até meados de 2026, partindo de uma alíquota zero, enquanto para os híbridos, o aumento será de 12% para o mesmo patamar.