Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Ibovespa fecha em baixa com mínimas do ano

Ações da Petrobras sobem após entrevista da nova CEO

Ibovespa - Copom
(Imagem: divulgação/Ibovespa)

O índice Ibovespa fechou em baixa de 0,58%, atingindo 123.779,54 pontos, renovando as mínimas do ano. Este é o menor patamar desde 17 de abril, quando alcançou 124.171 pontos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial do Brasil, subiu 0,44% em maio. Embora essa aceleração seja maior que a alta de 0,21% em abril, o número ficou abaixo da expectativa dos analistas, que era de 0,47%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (28).

Apesar do resultado positivo do IPCA-15, que mostrou desaceleração nos serviços subjacentes, o superavit do Governo de R$ 11,1 bilhões veio abaixo do esperado pelo mercado, que projetava R$ 12,6 bilhões. Sendo assim, juntamente com o crescimento da dívida pública, afetou negativamente as expectativas de inflação.

Publicidade
Desempenho positivo

As ações da Petrobras reagiram positivamente à primeira entrevista da nova CEO, Magda Chambriard, realizada ontem após o pregão. As ações preferenciais da estatal subiram 2,13% e as ordinárias, 1,76%. Ela afirmou que a companhia respeitará os interesses dos acionistas majoritários e minoritários e que, se houver lucro, dividendos serão pagos.

Com os bons dados do IPCA-15, empresas sensíveis a mudanças nas taxas de juros, como Pão de Açúcar (PCAR3) e MRV (MRVE3), fecharam em altas de 0,97% e 2,20%, respectivamente.

Desempenho negativo

Na ponta negativa, a Azul (AZUL4) teve o segundo dia consecutivo de queda, fechando com -4,84%. Magazine Luiza (MGLU3) e CVC (CVCB3) também registraram baixas, de 6,54% e 3,93%, respectivamente. Contudo, as queda dessas empresas reflete a projeção do mercado de uma Selic mais alta em 2024.

IPCA-15

Apesar do IPCA-15 melhor que o esperado e da reação positiva de algumas ações, o resultado econômico geral, incluindo o superavit abaixo do esperado e o aumento da dívida pública, influenciou negativamente o Ibovespa. Sendo assim, os analistas acreditam que o Banco Central não deve relaxar no combate à inflação, considerando que o índice ainda está acima da meta para o ano.

Além disso, futuros índices do IPCA podem refletir os efeitos da catástrofe climática no Rio Grande do Sul, potencialmente elevando os preços de alimentos.

Leia também:

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado