Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Bolsas da Europa recuam nesta terça-feira

Desempenho reflete preocupações com cenário político francês

Bolsa de Valores - Europa - Europeia - Bolsas de valores da Europa
Bolsas de Valores da Europa (Imagem: Facebook/Börse Frankfurt)

Nesta terça-feira (9), as bolsas da Europa encerraram o dia em queda devido às preocupações com o cenário político na França. Enquanto isso, os mercados americanos apresentaram resultados mistos, influenciados pelas declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em seu depoimento ao Congresso dos Estados Unidos.

Em Paris, o CAC 40 caiu 1,81%, fechando em 7.489,38 pontos. Na Bolsa de Londres, o FTSE 100 recuou 0,66%, encerrando o dia em 8.139,81 pontos. No entanto, em Frankfurt, o DAX registrou uma queda de 1,31%, terminando em 18.230,32 pontos.

A promotoria de Paris anunciou a abertura de uma investigação preliminar sobre alegações de financiamento ilegal da campanha presidencial de Marine Le Pen em 2022, representando o partido de extrema-direita Reunião Nacional. Na época, ela foi derrotada pelo atual presidente Emmanuel Macron.

Publicidade

Impactos Econômicos

Segundo a Pictet Wealth Management, a eleição francesa reduz as chances de gastos não financiados em larga escala, mas o risco de agravamento do déficit orçamentário permanece. Isso pode pressionar os títulos franceses (OATs). “Esperamos que os OATs continuem a pagar um prêmio de risco mais elevado, com o spread do OAT francês de 10 anos sobre os Bunds variando entre 60 e 80 pontos-base nos próximos meses,” observou. Sendo assim, prêmios de risco mais elevados geralmente afetam negativamente ativos de maior risco, como ações.

Declarações de Jerome Powell

Nos Estados Unidos, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, afirmou em seu depoimento ao Congresso que não fornecerá sinais imediatos. Ele não antecipará futuros ajustes nas taxas de juros.

Bolsas da Europa

A maioria das outras bolsas da Europa fecharam em queda. Em Milão, o FTSE MIB caiu 0,53%, encerrando em 33.864,47 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 recuou 0,08%, fechando em 6.650,59 pontos. Já em Madri, o Ibex 35 caiu 1,22%, encerrando em 10.887,20 pontos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado