Publicidade

Táxis aéreos elétricos: a nova aposta da Southwest Airlines nos EUA

Companhias aéreas planejam revolução no transporte urbano com carros voadores

Empresas norte-americanas começam a desenvolver carros elétricos. (Foto: Reprodução/Archer)
Empresas norte-americanas começam a desenvolver carros elétricos. (Foto: Reprodução/Archer)
Empresas norte-americanas começam a desenvolver carros elétricos. (Foto: Reprodução/Archer)
Empresas norte-americanas começam a desenvolver carros elétricos. (Foto: Reprodução/Archer)

A transportadora norte-americana Southwest Airlines anunciou uma parceria com a startup de transporte Archer Aviation para desenvolver uma frota de táxis aéreos elétricos. Essa colaboração visa atender ao mercado da Califórnia, utilizando a aeronave “Midnight” da Archer para oferecer viagens curtas a partir dos 14 aeroportos do estado.

Na última sexta-feira (12), as duas empresas assinaram um memorando de entendimento (MOU) que estabelece a base para a Southwest explorar o uso das aeronaves eVTOL (de decolagem e aterrissagem vertical elétrica) da Archer. Com sede em Santa Clara, Califórnia, a Archer Aviation, iniciada em 2018, está trabalhando para obter a certificação da Administração Federal de Aviação (FAA) para sua aeronave elétrica.

Características e benefícios dos táxis aéreos elétricos

A aeronave Midnight eVTOL da Archer (o nome oficial da invenção) foi projetada para transformar as viagens urbanas, reduzindo os deslocamentos de 60 a 90 minutos de carro para voos de 10 a 20 minutos. Com capacidade para transportar quatro passageiros e um piloto, a aeronave promete oferecer uma opção de transporte segura, silenciosa e competitiva em termos de custo, sem emissões diretas.

Paul Cullen, vice-presidente de imóveis da Southwest, destacou a ansiedade da companhia aérea em explorar a conveniência dos táxis aéreos da Archer para os clientes que utilizam aeroportos em áreas urbanas movimentadas. A Southwest Airlines, sendo a quarta maior companhia aérea dos EUA, está buscando aprimorar a experiência de seus passageiros com essa nova tecnologia.

Avanços e investimentos recentes

A colaboração entre a Southwest e a Archer segue um investimento de US$ 55 milhões feito pela Stellantis na startup de aviação. Em junho, a Archer recebeu um certificado da FAA para iniciar operações comerciais e refinar seus sistemas antes do lançamento oficial para a Southwest e outras companhias aéreas parceiras, como a United Airlines.

Leia também:

Visão para o futuro dos táxis aéreos

A Archer está na fase final de certificação com a FAA, chamada de “fase de implementação”, e planeja iniciar testes com tripulação “para crédito” no próximo ano. Esses testes são os últimos conjuntos necessários antes de obter a certificação completa para a aeronave Midnight.

Além dos planos na Califórnia, a Archer também anunciou a criação de uma rede de táxi aéreo na área da Baía de São Francisco, conectando cidades como South San Francisco, Napa, San Jose, Oakland e Livermore. Com estimativas de redução de tempo de viagem para 10 a 20 minutos, essas viagens poderão ser reservadas por meio de um aplicativo, e a infraestrutura incluirá plataformas de pouso flutuantes e conexões de balsa elétrica.

Implicações globais e expansão internacional

A Archer também firmou acordos internacionais, incluindo a venda de 200 aeronaves Midnight para a IndiGo, a maior companhia aérea da Índia. Esse movimento visa estabelecer serviços de táxi aéreo no país, aumentando ainda mais a presença global da empresa.

M Dias Branco conteúdo patrocinado