A Nvidia, gigante americana no setor de chips, anunciou que investirá vários bilhões de ienes na Sakana AI, uma startup japonesa especializada em inteligência artificial (IA), fundada por ex-pesquisadores do Google. O investimento torna a Nvidia uma acionista importante da Sakana AI, consolidando sua posição no cenário global de IA.
Nvidia e inteligência artificial no Japão: impulsionando a Sakana AI
A Sakana AI, que havia iniciado negociações com várias empresas de capital de risco americanas, agora conta com o apoio da Nvidia. Este investimento faz parte de uma rodada de financiamento Série A, focada no desenvolvimento dos negócios da startup. A rodada levantou um total de 20 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 137 milhões), com a Nvidia sendo uma das maiores contribuintes. Outros investidores notáveis incluem New Enterprise Associates, Khosla Ventures e Lux Capital.
A Sakana AI já havia recebido 4,5 bilhões de ienes em janeiro de 2024, com o suporte de empresas como NTT Group, Sony Group e Khosla Ventures. Com a entrada da Nvidia, a startup japonesa eleva sua posição no mercado global de inteligência artificial.
Colaboração em pesquisa e desenvolvimento
A Nvidia não será apenas uma acionista relevante, mas também pretende colaborar com a Sakana AI em projetos de pesquisa e desenvolvimento. A empresa americana também ajudará no treinamento de talentos em inteligência artificial no Japão, além de fornecer suporte técnico através de suas avançadas unidades de processamento gráfico (GPUs), indispensáveis para o desenvolvimento de IA.
Segundo Jensen Huang, CEO da Nvidia, “A equipe da Sakana está ajudando a democratizar a inteligência artificial no Japão, desenvolvendo modelos de ponta para acelerar descobertas científicas, utilizando a plataforma de computação acelerada da Nvidia“.
Sakana AI alcança status de unicórnio
Com esse novo aporte financeiro, o valor de mercado da Sakana AI ultrapassa US$ 1 bilhão, conferindo à startup o status de “unicórnio”. A Sakana AI, fundada em julho de 2023, é a empresa japonesa que mais rapidamente alcançou esse título, graças à sua tecnologia inovadora, que combina modelos de IA generativa em pequena escala, permitindo eficiência superior em termos de inteligência artificial.
Essa tecnologia da Sakana AI contrasta com os modelos de IA em larga escala desenvolvidos por gigantes como OpenAI e Google, que demandam uma grande quantidade de dados e alto poder computacional. A Sakana AI, por outro lado, se destaca por seus menores custos operacionais e consumo de energia.
Nvidia e seus investimentos em startups de IA
A Nvidia já tem histórico de investimentos em startups de inteligência artificial no Japão. O primeiro ocorreu em 2017, na startup Abeja, também do setor de IA. Mais recentemente, em março de 2023, a empresa investiu na Ubitus, uma startup de jogos baseada em Tóquio.
Com a crescente demanda por tecnologias de inteligência artificial generativa, a Nvidia continua expandindo seus investimentos. Em 2023, 20 das 39 empresas que receberam aportes da Nvidia tinham foco em IA generativa. A competição no setor está cada vez mais acirrada, com grandes nomes da tecnologia, como Amazon e Microsoft, também se destacando em investimentos substanciais em startups, incluindo a OpenAI.