O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (21/01) que apoia a possível compra do TikTok por Elon Musk, CEO da Tesla e dono da plataforma X (ex-Twitter). O TikTok, usado por cerca de 170 milhões de americanos, foi banido do país no último domingo (19), mas voltou a funcionar após um decreto presidencial que suspendeu o bloqueio por 75 dias para resolver pendências legais.
Trump diz que seria a favor da compra do TikTok por Elon Musk
“Eu estaria aberto se ele quisesse comprar”, disse Trump sobre eventual compra do TikTok por Musk. A declaração surge em meio a uma crise entre o TikTok e o governo norte-americano, que exige que a ByteDance, empresa chinesa proprietária da plataforma, venda suas operações nos EUA. A medida, sancionada pelo então presidente Joe Biden em 2024, baseia-se em suspeitas de espionagem e monitoramento de cidadãos americanos pelo governo chinês, algo que a ByteDance nega.
Trump se opõe ao banimento da rede social chinesa
Trump se opôs ao banimento definitivo e argumentou que o aplicativo é importante para comunicação e entretenimento. O presidente destacou que o adiamento é necessário para buscar soluções que equilibrem segurança nacional e preservação da plataforma. Uma das soluções seria a compra do TikTok por Musk.
Além disso, há rumores de que autoridades chinesas estariam abertas à ideia de compra do TikTok por Musk nos EUA. No entanto, a ByteDance nega qualquer negociação nesse sentido. O futuro da plataforma agora depende do desfecho das negociações e das mudanças exigidas para alinhamento às leis norte-americanas.