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Leilão de rodovias no Paraná: Pátria Investimentos vence leilão de 433 km de estradas

O recente leilão de rodovias no Paraná marcou um importante avanço na infraestrutura do estado, com a Pátria Investimentos arrematando 433 km de estradas com um deságio impressionante de 23,83%. Este leilão não apenas conecta municípios estratégicos do agronegócio, como Cascavel e Maringá, mas também representa um passo significativo na atração de capital privado para o setor. Com investimentos previstos de R$ 6,68 bilhões, a iniciativa promete acelerar obras e melhorar a logística regional. Descubra mais na matéria:
Concessões rodoviárias no PR com 433 km vencidas pela Pátria Investimentos em leilão com deságio de 23,83% sobre a tarifa básica de pedágio.
Pátria Investimentos venceu o leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, oferecendo deságio de 23,83% e prevendo R$ 6,68 bilhões em investimentos em obras e operação. (Imagem: Governo do Paraná)

O leilão de rodovias no Paraná nesta quinta-feira (30/10) terminou com a vitória da Pátria Investimentos, no leilão do Lote 5 para investir e operar as estradas no estado. Por meio do fundo Reune Rodovias Holding II, a gestora arrematou 433 km de estradas federais e estaduais, oferecendo 23,83% de deságio sobre a tarifa básica de pedágio. O único concorrente, o Grupo Way Brasil, apresentou oferta de 16,70%.

O lote de concessões do programa Rodovias Integradas do Paraná conecta municípios estratégicos do agronegócio, como Cascavel e Maringá, e inclui trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317.

Segundo o Ministério dos Transportes, o contrato prevê R$ 6,68 bilhões em investimentos (Capex) e R$ 5,18 bilhões em custos operacionais (Opex). A regra de leilão exige aporte adicional apenas quando o deságio ultrapassa 18%, garantindo equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

Avanço do capital privado no leilão das rodovias no paraná

A vitória reforça a presença da Pátria Investimentos como um dos maiores grupos privados em infraestrutura no país. Em 2023, uma de suas controladas, a Infraestrutura Brasil Holding XXI, já havia vencido o Lote 1 do mesmo programa, com deságio de 18,25%. Os lotes 2, 4 e 6 ficaram sob responsabilidade da EPR, e o Lote 3 é administrado pela Motiva, via PRVias.

Confira no vídeo o leilão do Lote 4 realizado no último dia 23/10:

Para o governo federal, o modelo de concessões rodoviárias como este no PR, com disputa por menor tarifa, tem atraído fundos especializados e aumentado a competitividade sem comprometer a sustentabilidade dos contratos. O leilão foi realizado como parte do cronograma do governo para concessões rodoviárias em 2025.

Investimento e integração logística regional

O formato vem sendo replicado em outros estados, como Mato Grosso, que também promoveu, na mesma data, a licitação de 634,3 km de estradas estaduais. No estado, o Consórcio RDG SINOP, formado por cinco empresas de engenharia e concessões, venceu o Lote 6 com deságio de 13,81%. Além disso, também inclui a previsão de R$ 5,2 bilhões em investimentos.

As concessões rodoviárias no PR e no Centro-Oeste reforçam a expansão do investimento privado em infraestrutura. A Pátria, que também atua em energia e saneamento, aposta na sinergia entre ativos logísticos e ganhos de escala em contratos de longo prazo. Assim, o programa de concessões deve ampliar a capacidade de transporte e reduzir gargalos nas rotas de escoamento agrícola.

Perspectiva para o novo ciclo de investimentos

Avanços nas concessões rodoviárias do Paraná (PR) reforçam uma política de longo prazo para ampliar a capacidade de transporte e reduzir custos logísticos em áreas agrícolas.

O modelo de leilão com deságio controlado e aporte financeiro demonstra amadurecimento institucional, oferecendo maior previsibilidade para investidores. A participação de gestoras como a Pátria indica a consolidação de fundos de private equity em setores de receita estável e contratos regulados.

O desempenho desses lotes no PR será referência para futuras licitações em outros estados. O desafio será manter o equilíbrio entre tarifa, cronograma de obras e execução. O sucesso do leilão de rodovias no Paraná pode inaugurar um novo ciclo de investimento em logística rodoviária, reduzindo gargalos e aumentando a eficiência do transporte nacional.

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