McDonald’s não demitiu em 2020 e espera programa do governo para repetir o feito

A rede controlada pela Arcos Dorados na América Latina viu as suas vendas caírem 80% no início da pandemia, com o fechamento das unidades, e até mesmo a sua geração de caixa ficou negativa.
A rede controlada pela Arcos Dorados na América Latina viu as suas vendas caírem 80% no início da pandemia, com o fechamento das unidades, e até mesmo a sua geração de caixa ficou negativa.

O McDonald’s não demitiu nenhum colaborador em 2020 devido pandemia, mesmo estando em um dos setores mais atingidos. O CEO da rede no Brasil, Paulo Camargo, coloca o programa que permite cortar jornadas e salários, o BEM, como fundamental para que isso tenha acontecido. Para se manter com essa realidade, Camargo espera com ansiedade a renovação do programa pelo Governo Federal.

No ano passado, boa parte dos 50 mil colaboradores da empresa acabaram sendo incluídos no programa, algo que deve se repetir em 2021.

O BEM

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, afirmou que o programa voltará e deve atingir 4 milhões de funcionários com carteira assinada. O governo enviou ao Congresso o projeto de lei que possibilita a reabertura do BEM, assim como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O McDonald’s não ficou de fora da queda de vendas nesse período. No geral, mais de 330 mil bares e restaurantes fecharam as portas por causa da pandemia.

Drive-thru, Delivery e Digital

A rede controlada pela Arcos Dorados na América Latina viu as suas vendas caírem 80% no início da pandemia, com o fechamento das unidades, e até mesmo a sua geração de caixa ficou negativa. Para tentar diminuir o impacto, o CEO Paulo Camargo decidiu acelerar um plano chamado internamente de “3 D’s”: Drive-thru, Delivery e Digital.

Nos 12 meses do ano passado, a empresa registrou uma queda de 22% nas vendas. Porém, nos últimos meses do quarto trimestre, segundo Camargo, as vendas já estavam em patamar similar às registradas em 2019, mesmo com tantas pessoas ainda com receio de voltar aos restaurantes.

Ampliar os serviços de drive-thru foi uma saída. Nos Estados Unidos, essa modalidade de vendas chega a representar 70% de todo o faturamento. Por aqui, chegou a 38% com a pandemia. Um dos motivos para esse aumento da representatividade, além da diminuição nas vendas em restaurantes, foi a alta da eficiência nessa modalidade. O tempo de espera nos estacionamentos do McDonald’s foi reduzido pela metade durante o período de pandemia –especialmente com o uso de tecnologia, como o pagamento por meio do Sem Parar.

O segundo D, de Delivery, também deu um grande salto em 2020. Houve um aumento de mais de 150%, o que fez esse tipo de venda representar 14% do total das vendas. Hoje, o McDonald’s é parceiro de todas as principais plataformas de entrega: iFood, Rappi e Uber Eats. Mas a empresa quer fugir um pouco das taxas cobradas e turbinar o seu próprio serviço de entregas, o McDelivery.

Por último, há o D de Digital. A companhia tem investido para integrar todos os restaurantes com os seus sistemas de vendas digitais. Afinal, se o cliente pode comprar um sanduíche pelo celular e ir buscar rapidamente, sem fila e dor de cabeça, por que não dar essa opção?

É isso o que já pode ser feito em centenas de restaurantes no Brasil com o “Méqui sem fila”. Dessa maneira, além de trazer facilidade, o McDonald’s começa a entender os hábitos do usuário e passa a enviar promoções totalmente direcionadas –o que aumenta a assertividade na conversão das vendas. Atualmente, já são 30 milhões de pessoas com o aplicativo instalado em seus smartphones, mas a empresa sabe que precisa de mais.

40 novos restaurantes este ano

Mesmo com a pandemia, a empresa segue com os planos de ampliar o número de unidades. A companhia encerrou o ano de 2020 com 1.020 restaurantes no Brasil, três a menos do que tinha um ano antes.

Para este ano, a Arcos Dorados reservou US$ 130 milhões para investimento em toda a América Latina. Com esse dinheiro, 50 novos restaurantes serão abertos na região – 40 deles aqui no Brasil. E, se o governo cooperar, o McDonald’s anunciou que não só não vai demitir, como vai contratar novos colaboradores.

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