A Ambev, a maior empresa de bebidas do Brasil, divulgou seus resultados do primeiro trimestre, destacando o crescimento de 70% nas vendas da marca mexicana Corona. Esse crescimento impulsionou o desempenho do segmento premium de cervejas, que inclui também Spaten, Stella Artois e Original. Com isso, a empresa ganhou participação de mercado na categoria, segundo estimativas internas.
A Corona foi o grande destaque, enquanto o segmento premium, com margens mais altas, tem se mostrado fundamental para a Ambev. A empresa pretende continuar investindo para promover a marca entre os consumidores.
A Ambev lançou novas embalagens para a Corona, trazendo ao Brasil garrafas de 600 ml e latas de 473 ml e 269 ml. A garrafa long neck continua sendo a versão principal.
A empresa investiu, no mês passado, R$ 150 milhões em sua fábrica de Anápolis, Goiás, para ampliar a produção de suas marcas premium, como Spaten e Corona. Essa unidade abastece sete estados do Centro-Oeste e Norte, além do Distrito Federal.
A versão sem álcool da Corona, chamada Corona Cero, será adicionada ao portfólio da Ambev no Brasil. Já disponível em 22 mercados europeus, ela teve um crescimento expressivo no primeiro trimestre. A marca Corona também será patrocinadora oficial das Olimpíadas de Paris e eventos associados a um estilo de vida leve, como a World Surf League (WSL) e o festival Primavera Sound.
Desde 2019, o volume de vendas das cervejas premium da Ambev no Brasil cresceu mais de 200%, com expansão de 25% no último ano. Globalmente, a receita de vendas da Corona aumentou 15,5% fora do México no primeiro trimestre, impulsionando os resultados das “megabrands” da AB InBev.
No primeiro trimestre, o volume consolidado de cervejas da Ambev cresceu 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, as vendas subiram 3,6%, compensando as quedas na América Latina Sul (-12,7%) e no Canadá (-7,7%).
O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 12,4% na base anual, com forte impulso na América Central e Caribe (+20,4%), no segmento de bebidas não-alcoólicas (+17,7%), na cerveja no Brasil (+13,3%) e na América Latina Sul (+8,3%).
O CEO da Ambev, Jean Jereissati, afirmou que o impulso comercial contínuo garantiu “um forte início de ano, com crescimento de dois dígitos no Ebitda ajustado e expansão de margem”.