Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

A história de João Gurgel: Um empreendedor à frente do seu tempo

Fabrica Gurgel Automoveis
Fonte/Foto Wikipedia e Vídeo canal Jomar Falção.

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi um engenheiro e industrial brasileiro do ramo automobilístico. Ele montou em 1969 a fábrica Gurgel, com a proposta de produzir veículos 100% nacionais.

Sonho

Desde sua juventude, sonhava em fazer um carro brasileiro, tanto que em sua formatura da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, apresentou um pequeno veículo de dois cilindros, batizado Tião. Como projeto pedido foi um guindaste, quase é reprovado. Ouviu então de seu professor: “carro não se fabrica, Gurgel, se compra”.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Pós-graduado nos Estados Unidos, trabalhou na Buick Motor Corporation e na General Motors Truck and Coach Corporation.

Em 1958, criou a Moplast Moldagem de Plásticos e começou a desenvolver projetos próprios, tornando-se fornecedor de luminosos para diversas empresas brasileiras.

Início

Fundada em 1969, na cidade de Rio Claro, a Gurgel Motores S/A foi a concretização de seus sonho. A partir de 1972 passou a dedicar-se à produção de veículos especiais e em 1975, começaram a ser produzidos os primeiros veículos utilitários tipo fora de estrada da marca Gurgel, marca que em 1981 lançou o primeiro veículo elétrico da América Latina, o Itaipu E-500.

Idealizador do primeiro e até hoje, único carro genuinamente brasileiro: o Gurgel BR-800, dizia que sua empresa era “muitonacional” ao contrário das demais multinacionais.

A Gurgel fechou as portas no final de 1996, por questões financeiras e derrotada pelas grandes multinacionais devido a abertura econômica do país.

Álcool combustível

Gurgel era contrário ao uso do álcool de cana-de-açúcar como combustível. Ainda assim, produziu alguns (poucos) carros com motor a álcool. Na grande maioria os veículos da sua marca eram movidos a gasolina. Segundo ele, a terra deve produzir alimentos e não combustíveis.

Morte

Sofrendo do mal de Alzheimer havia oito anos, João Gurgel morreu no dia 30 de janeiro de 2009, aos 82 anos, na sua casa, na cidade de São Paulo (SP).

Confira vídeo:

 

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado