Publicidade

Antonio Anastasia vence eleição no Senado e será ministro do TCU

img_6474
img_6474

Foto: Agência Senado

O Senado acaba de escolher o senador Antonio Anastasia (PSD) como novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Na votação secreta e em cédula, Anastasia recebeu a maioria dos votos: 52. Kátia Abreu (PP) ficou em segundo lugar, com 19 votos. O terceiro colocado foi Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo Bolsonaro, que teve somente 7 votos.

Anastasia, o primeiro dos três a se lançar candidato, era apoiado por Rodrigo Pacheco, que encerrou a sessão desejando “boa sorte” ao colega. No lugar de Anastasia no Senado, assumirá o atual diretor jurídico da Casa, Alexandre Silveira, também do PSD.

A vaga em questão foi aberta após a antecipação da saída de Raimundo Carreiro, que ganhou a embaixada do Brasil em Portugal, em uma costura política para que Jair Bolsonaro tentasse ter mais um aliado no tribunal de contas.

Corte

O TCU é composto por nove ministros: seis são escolhidos pelo Congresso; dois são escolhidos pelo presidente da República entre os ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU; e o nono é escolhido livremente pelo presidente, com aprovação pelo Senado. Para chegar ao tribunal de contas, a Constituição fala em “idoneidade moral e reputação ilibada”. Mas há uma polêmica em torno desses pré-requisitos.

Vantagens

O Ministros do TCU têm cargo vitalício e se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. O salário é de R$ 37.328,65, mais uma série de benefícios, como férias de 60 dias por ano (sem contar o recesso de 30 dias) e apartamento funcional.

A indicação da vaga pelo Senado ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados.

A informação é do O Antagonista.