Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

As Novas Rentabilidades dos Investimentos Imobiliários – Por Marcelo de Castro

Explore as muitas possibilidades do mercado imobiliário.

*Coluna por Marcelo de Castro – 02/03/2022

Classicamente posicionado na renda fixa e nos aluguéis imobiliários, o investidor conservador brasileiro foi forçado, em um curto espaço de tempo, a mudar de posição com relação aos seus investimentos. Para não ver sua poupança financeira evaporar, optou por perder liquidez e passou a imobilizar seu capital em um bem de econômica real que não perde valor com o tempo, os imóveis.

Esse novo investidor se apresenta com uma visão moderna, sofisticada e com uma pegada mais financeira. Ele continua conservador mas com uma nova roupagem. Busca investimento de base imobiliária com ganhos significativos e excelentes rentabilidades. A sua linguagem está posicionada no mundo financeiro imobiliário, onde termos como ROI, Payback, Lucro Operacional, TIR, Lucro a VP, PV/PA, Cap Rate dentre outros, entraram no seu cotidiano. Eles estão se sofisticando cada vez mais e isso é muito bom para o novo mercado imobiliário que se apresenta.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Dessa forma, os investimentos imobiliários estando mais alinhados com uma linguagem financeira, podem ser comparados às aplicações financeiras. Para simplificar essa linguagem, pode-se dizer que é uma aplicação financeira de base imobiliária. Se investe em tijolo e se calcula rendimentos e resultados financeiros. Essa mudança é estrutural e passa a mensagem que aportes de capital podem ser feito em obras por pessoas ditas qualificadas, aquelas que possuem um reserva de capital suficiente, que é capaz de investir e que pode esperar o seu retorno.

Os investimentos em aluguéis continuam firmes e fortes mas com versões diferentes, utilizando termos como Built to Suit (BTS), Sale and Leaseback, Retrofit e Galpões Logísticos. Investidores compram posição na aquisição de terrenos e construção de imóveis em troca de uma receita de aluguel entre 5 a 10 anos, podendo ainda ser renovado pelo mesmo período de tempo. Tudo comumente acertado entre locatário e investidor. Vale salientar que, se o cliente locatário for prime, ainda poderá antecipar seus recebíveis futuros com companhias securitizadoras, podendo, com esse recurso em mãos, reinvestir a valor presente os valores que somente receberia no futuro.

O novo investidor imobiliário já entende que imóveis usados também se valorizam e que pode comprar a preços satisfatórios, reformando e mobiliando, tendo lucros que jamais conseguiria em qualquer aplicação financeira de renda fixa existente. Outras operações realizadas são as aquisições de pequenos prédios de 3 ou 4 andares, que são reformados e depois alugados ou vendidos com boas rentabilidades, girando em torno de 18% a 24% ao ano.

Diante das operações imobiliárias apresentadas, o que o investidor imobiliário realmente busca como taxa mínima de atratividade? Dentro da minha experiência profissional assessorando investidores patrimoniais, diria que as faixas de expectativas das TMA ficam entre12% aa ano e 24% ao ano para operações de aluguel e acima de 24% ao ano para operações de construção e venda. Estou falando de dobras de capital que varia de 3 a 7 anos. Com certeza são excelentes investimentos e superiores a qualquer aplicação de renda fixa.

A visão de investimento imobiliário foi muito ampliada. Investir financeiramente em um ativo real que não se perde e não é volátil é uma segurança para todo investidor. Saber que seu dinheiro está protegido deixa-o confortável com a operação.

Portanto, é possível dizer que existem operações imobiliárias superiores as de renda fixa, onde o dinheiro está protegido por um bem real, no qual a valorização imobiliária existe em função do tempo e ainda com a existência de lucro real proveniente da venda ou da renda. Assim é possível concluir que as novas rentabilidades dos investimentos imobiliários são: Atrativas, lucrativas e rentável.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado