As empresas estão entendendo que ambientes autoritários já não são adequados ao contexto atual da sociedade. Para contar com uma equipe engajada e motivada, os líderes precisam desenvolver conexões e confiança com seus profissionais, criando um ambiente saudável que gere bons resultados.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), a confiança é fundamental para melhorar as relações entre líderes e liderados. Ele afirma que a confiança só é alcançada com transparência e verdade na relação. O feedback, segundo ele, deve ser uma ferramenta para elogiar comportamentos positivos e identificar pontos a serem melhorados, sem prejudicar o relacionamento entre líderes e liderados.
Slivnik destaca que os gestores devem tomar cuidado para não perderem a confiança de suas equipes. Ele alerta contra a promoção de funcionários por serem amigos ou parentes de gestores, que é prejudicial para a motivação da equipe. Para ele, as decisões justas são fundamentais para manter uma equipe motivada e coesa.
A falta de confiança pode afetar a motivação e levar a problemas relacionados à saúde mental, segundo Slivnik. Ele enfatiza que a confiança é o principal elemento para uma melhor relação humana e que a empatia, a honestidade e a transparência são essenciais para construir essa relação. Quando o relacionamento é construído, diz ele, o gestor pode contar com a colaboração completa de seu time, transformando-os em um grupo mais capacitado e proativo, impulsionando os números da empresa.