Pesquisar
Close this search box.

Programa Fortaleza + Futuro: Prefeitura e Senac entregam 705 certificados de cursos profissionalizantes gratuitos

“Com este programa, e todos os outros oferecidos pela SDE, temos obtido avanços significativos na qualificação e capacitação dos jovens em Fortaleza", destacou Sarto (Foto: Marcos Moura)

Nesta sexta-feira (17/02), a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Sistema Fecomércio-CE, entregou 705 certificados para estudantes concludentes de 35 turmas em cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. O projeto, realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), tem como objetivo qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho em onze áreas de atuação, como meio ambiente, saúde, idiomas e tecnologia da informação.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, ressaltou que o objetivo do programa Fortaleza + Futuro é beneficiar cerca de 9 mil estudantes com qualificação profissional em onze áreas distintas, incluindo meio ambiente, saúde, idiomas, gastronomia e produção de alimentos, produção cultural, design e vestuário, informação e comunicação, tecnologia da informação e gestão.

A iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), juntamente com outros programas de qualificação profissional oferecidos, tem obtido avanços significativos na formação dos jovens em Fortaleza. Até o momento, cerca de 4 mil jovens já passaram pelos cursos, e a meta é qualificar 9 mil até 2024. Essa mão de obra qualificada é um dos fatores que tem impulsionado a criação de novos empregos na cidade, o que é evidenciado pelos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), colocando Fortaleza na liderança da geração de empregos no Norte-Nordeste.

O Programa Fortaleza + Futuro oferece um total de 125 turmas em aulas presenciais nas duas unidades do Senac na cidade, com capacitações gratuitas financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Além disso, o programa já formou vários estudantes desde o seu início em março de 2022.

O presidente do Sistema Fecomércio-CE e deputado federal (PSD-CE), Luiz Gastão Bittencourt, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento profissional dos participantes. “O Fortaleza + Futuro é um programa fundamental para a qualificação e capacitação da população de Fortaleza, e tem um papel importante na geração de empregos e no desenvolvimento econômico da cidade. A Fecomércio-CE está orgulhosa de fazer parte dessa iniciativa e continuará apoiando iniciativas que promovam o crescimento e a prosperidade da nossa cidade e do nosso estado”, afirmou Gastão.

O secretário da SDE, Rodrigo Nogueira, celebrou os bons resultados econômicos e de criação de novos postos de trabalho em Fortaleza. De acordo com o secretário, a cidade não está apenas liderando no Norte-Nordeste, mas também batendo seus próprios recordes. Em 2021, Fortaleza criou mais empregos do que em 2020, e em 2022, a criação de novos empregos continua em alta. Além disso, estudos realizados pela SDE sobre seus programas de qualificação mostram que cerca de 30% dos concludentes já terminam a capacitação empregados, e vários outros começam a empreender e empregar outras pessoas.

O vice-prefeito Élcio Batista e a diretora regional do SENAC, Débora Sombra, também participaram da solenidade.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado