Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Cinco dicas para profissionais 40+ na busca de recolocação – Por Bruno Cunha

Conseguir uma nova colocação pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se o tempo é um fator crítico. No entanto, é importante lembrar que embora haja obstáculos e desafios, não é uma tarefa impossível. Além disso, a idade traz benefícios, como experiência e formação profissional completa, proporcionando uma visão mais ampla e profunda das coisas.

O objetivo deste texto é fornecer cinco dicas para ajudá-lo a se preparar e se tornar um candidato forte para voltar ao mercado profissional aos 40+. A leitura deste artigo ajudará você a se preparar adequadamente e alcançar uma ótima recolocação. Então, continue lendo para saber mais.

Confira abaixo as cinco dicas fundamentais que serão úteis para que você obtenha uma recolocação profissional bem-sucedida:

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

1. Conheça SEU GRAU DE EMPREGABILIDADE

Conhecer o seu campo de atuação é um dos primeiros mandamentos na busca de recolocação, independente da idade. É importante manter-se sempre conectado às atualizações da área, às inovações e maneiras alternativas de realizar o trabalho. Cursos, palestras e feiras e eventos da área pode ser uma ótima maneira de realizar essa pesquisa.

Se você verificar a necessidade de outro curso ou de alguma qualificação que ainda não tem, essa pesquisa sobre o terreno pode te indicar como proceder e qual o melhor caminho tomar para alcançar o seu objetivo. O importante é buscar corrigir ou complementar o que falta em seu currículo.

2. Atualize seu CV

Um dos problemas recorrentes para profissionais que buscam voltar ao mercado ou mudar de empresa após certa idade é manter o currículo desatualizado, seja pela ausência de qualificações, como foi dito anteriormente, ou mesmo por pensar que alguns detalhes não são importantes. O currículo, no entanto, deve estar sempre atualizado com as informações pertinentes ao cargo desejado, mas com uma visão realista, afinal nem sempre ter ocupado um cargo significa que o mercado te ver de tal forma.

Além disso, pode ser uma boa ideia é analisar e manter o currículo o mais direcionado possível. Em outras palavras: é muito comum reaproveitar currículos para diversas vagas, para ganhar tempo e facilitar o processo. É preciso resistir a esse impulso e criar um currículo adequado para sua área profissional, assim podemos garantir a comunicação com o mercado e o objetivo fica mais claro atraindo a atenção dos recrutadores.

3. Calibre seu networking

A visibilidade profissional e essa cultura cada mais interconectada e ampla faz com que o networking seja cada vez mais necessário. A cada dia, profissionais estão ampliando sua rede de relacionamento e buscando as melhores vagas, portanto, o mercado torna-se cada vez mais competitivo. Sendo assim, formar uma rede de pessoas conhecidas que possam promover encontros profissionais e possibilidades é uma ótima estratégia.

Existe um conhecimento popular acerca das possibilidades que surgem das relações sociais, e isso é uma verdade indiscutível no mercado de trabalho. A network, ou a rede de contatos que se cria por meio de pessoas com interesses em comum é uma ótima forma de reingressar no mercado e conseguir uma recolocação. Portanto, aposte em analisar qualitativamente e quantitativamente o seu networking atual!

4. Pratique humildade

Ninguém é velho demais para aprender, e ninguém está acima da aprendizagem. Não é possível dizer que se sabe tudo sobre determinado assunto, afinal, mudamos a cada dia e todos eles vêm com novas experiências e novas possibilidades, portanto, é essencial manter isso em mente e praticar a humildade.

Estar apto e aberto ao conhecimento é um dos passos essenciais para conseguir uma recolocação, uma nova carreira. Sendo assim, converse com outras pessoas, aprenda com experiências diferentes das suas e compartilhe o seu conhecimento. O saber é construído em conjunto e nunca deixa de aumentar. A arrogância sempre esconde uma fragilidade, portanto ao invés de se defender é hora de abrir-se para o novo!

5. Resista o preconceito referente ao etarismo

O etarismo é um preconceito baseado na idade, e afeta particularmente pessoas com mais idade que buscam uma mudança na carreira. Acontece também com pessoas jovens que se candidatam a vagas que costumam ser preenchidos por pessoas com mais experiência, geralmente aqueles cargos mais altos na hierarquia da empresa.

É inevitável que existam preconceitos baseados em nossas experiências de vida, no entanto, analisar esses preconceitos e buscar ver sempre no que eles se sustentam é uma forma de resistir a esses pensamentos que, na maioria das vezes são infundados e prejudicam a vida.

A busca por uma nova carreira é um processo complexo e que pode assustar em maior ou menor grau, dependendo das nossas experiências, no entanto, é preciso manter o otimismo, a coragem e buscar os novos caminhos da carreira: continuar uma carreira técnica e tornar-se consultor ou docente ou seguir com uma carreira de gestão e tornar-se gestor ou empreendedor.

Ou seja, deve-se acreditar que a vida laboral pode continuar, mas certamente exige planejamento de carreira, descobrir como fazer a gestão da carreira, definir um posicionamento de mercado e buscar visibilidade profissional!

Se estiver com dificuldade de recolocação ou pensando em redirecionar a carreira, pare tudo e faça uma Análise de Carreira!

*Opinião – Artigo Por Bruno Cunha, Headhunter & Especialista em Carreira, consultor para profissionais que buscam recolocação, mudança de emprego, desenvolvimento profissional ou transição de área/carreira. Nos últimos 19 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado