Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Supremo publica decisão final sobre revisão da vida toda do INSS, que vale para todas as ações na Justiça

STF aprova contribuição Sindical.
Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou a decisão final sobre a revisão da vida toda do INSS, que havia sido aprovada em dezembro de 2022 por 6 votos a 5. O acórdão, que tem quase 190 páginas, manteve a tese definida no julgamento sem alterações.

De acordo com a tese, “o segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da Lei 9.876, de 26.11.1999, e antes da vigência das novas regras constitucionais, introduzidas pela EC 103/2019, tem o direito de optar pela regra definitiva, caso esta lhe seja mais favorável”.

Participe do nosso canal no WhatsApp e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://chat.whatsapp.com/F9RHuEDvoA94uXNAZ7LDRm

A revisão da vida toda é uma ação judicial na qual os aposentados pedem a correção do benefício para incluir no cálculo de aposentadorias, auxílios e pensões as contribuições feitas antes de 1994, beneficiando quem tinha pagamentos maiores antes do início do Plano Real.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Com a decisão do STF, processos que estavam parados na Justiça podem voltar a andar. Desde fevereiro, o INSS tentava ampliar a suspensão nacional das ações, solicitando que não houvesse nenhum julgamento em instâncias inferiores antes que o acórdão fosse publicado.

Nem sempre a correção vale a pena e há algumas regras que limitam o direito. Para entrar na Justiça, o aposentado precisa ter recebido o benefício há menos de dez anos e ter documentação que comprove o direito à revisão, além de cálculos que mostrem a possibilidade de aumentar a renda. A revisão da vida toda é considerada uma exceção.

Participe do nosso canal no Telegram e fique sempre atualizado!! Entre AQUI: https://t.me/economicnewsbr

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado