Publicidade

Volkswagen reduzirá jornada de trabalho em fábricas no Brasil

A Volkswagen decidiu nesta quinta-feira, 4, reduzir o expediente dos colaboradores que atuam nas fábricas da montadora de veículos em São José dos Pinhais, no Paraná e em Taubaté, interior de São Paulo.

Ao invés de dois turnos, os profissionais trabalharão apenas em um. O motivo da diminuição da carga horária de trabalho, segundo o sindicato que representa os trabalhadores, é a queda no número de vendas de veículos associados à marca.

Além da redução da jornada, a montadora decidiu suspender o contrato de trabalho por até quatro meses. As medidas terão início em 1º de junho. No Paraná, pelo menos 700 profissionais devem ser atingidos por essa decisão e em Taubaté, 800 é a estimativa de pessoas que serão incluidas na suspensão temporária.

Na fábrica de Taubaté, o Polo Track, sucessor do Gol, era o modelo montado pelos trabalhadores enquanto em São José dos Pinhais, o utilitário esportivo T-Cross era o veículo produzido pelos profissionais paranaenses.

Com os cortes, a montadora deve produzir neste ano somente 90 mil unidades, diferente da projeção inicial, que era de 100 mil veículos.

Essa não é a primeira vez em 2023, que a Volkswagen adota um plano de contigenciamento. Nos últimos dois meses (março e abril), a empresa havia concedido férias coletivas para 2 mil metalúrgicos, na unidade de Taubaté e na fábrica de motores de São Carlos, também no interior de São Paulo.

 

 

M Dias Brancoconteúdo patrocinado