Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

China: preços de meios de produção mostram queda durante o mês

Imagem: Portal o Vermelho/Divulgação

Segundo o Departamento Nacional de Estatísticas da China, de uma lista dos 50 principais produtos, incluindo tubos de aço sem costura, gasolina, carvão, fertilizantes e outros produtos químicos, oito registraram aumento de preços durante o período, enquanto 41 ficaram mais baratos e um permaneceu inalterado.

Os preços de barras de aço recuaram 0,6% nessa pesquisa, enquanto os carvão metalúrgico caíram 2,5%. Os preços de suínos, importantes para a indústria de alimentos chinesa, caíram 1,4%, enquanto preços da soja avançaram 0,9%.

produção industrial cresceu 9,8% em maio sobre o ano anterior, em linha com as previsões mas abaixo do salto de 14,1% de abril, mostraram as leituras, divulgadas a cada 10 dias, baseadas em uma pesquisa com cerca de 2.000 atacadistas e distribuidores em todo o país.

Publicidade

O porta-voz da agência, Fu Linghui, disse que embora a economia da China tenha mostrado melhora constante em maio, novos problemas também estão surgindo, destacadamente o aumento nos preços internacionais das commodities.

“As bases para a recuperação econômica doméstica ainda não estão garantidas. Para as empresas como um todo, os aumentos de preços são propícios para a melhora da eficiência corporativa, mas é preciso prestar atenção à pressão sobre as indústrias de distribuição”, disse Fu em entrevista à imprensa.

No setor industrial, o crescimento da produção de veículos enfraqueceu para 6,8% de 69,8%, devido em parte ao efeito base e também à escassez de semicondutores usados nos carros. O crescimento das vendas de eletrodomésticos perdeu bastante força em abril, passando de um crescimento anual de 38,9% em março para 6,1%, mostraram os dados da agência.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado