Pesquisar
Close this search box.

Fusões e Aquisições em Educação diminuem no Brasil em 2023, diz pesquisa da KPMG

As fusões e aquisições (M&A) no setor educacional brasileiro sofreram uma queda significativa no primeiro trimestre de 2023, conforme aponta a pesquisa recente da KPMG. O levantamento constatou uma diminuição de 63%, com um total de 7 operações, em comparação com as 19 registradas no mesmo período do ano anterior.

A pesquisa, que abrange 43 setores da economia brasileira, também revelou que a maioria das transações em 2023 foram domésticas (5 de 7), enquanto duas foram classificadas como CB1, envolvendo a aquisição de capital de empresas brasileiras por empresas com capital majoritário estrangeiro.

Apesar do declínio observado no início de 2023, o setor de educação atingiu um recorde histórico em 2022, com um total de 53 M&As, a maior quantidade desde 2008. Marcos Boscolo, sócio-líder do setor de Educação da KPMG no Brasil, sugere que a diminuição atual é uma fase de acomodação do mercado após a intensa atividade do ano anterior.

Entre os principais atores no setor de educação em 2022, a Cogna se destacou como a maior compradora em número de transações na última década, incluindo uma operação significativa com a Eleva, avaliada em R$ 580 milhões.

Além disso, o estudo mostrou que o cenário de M&As em 2023 sugere estabilidade com uma leve recuperação. Foram registradas 372 operações no primeiro trimestre de 2023, uma diminuição de 32,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas ainda mostrando um ligeiro aumento em relação aos dois trimestres anteriores.

Os setores mais ativos em M&As no primeiro trimestre de 2023 foram as companhias de internet (81 transações), tecnologia da informação (66) e instituições financeiras (36). Outros setores com investimentos significativos foram serviços (15), mídia e telecomunicações (24), energia (14), seguros (11), hospitais e laboratórios de análises clínicas (14) e transporte (12).

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado