Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Equinor Acelera Expansão Renovável no Brasil com Aquisição da Rio Energy

Fonte: ( Foto PixaBay)

A Equinor, empresa norueguesa de energia, está expandindo sua atuação no mercado brasileiro de energias renováveis com a aquisição da Rio Energy, uma movimentação estratégica que reforça seu compromisso com a descarbonização de seus negócios no Brasil e globalmente.

“Através da Rio Energy, a Equinor assumirá uma posição de relevância no setor brasileiro de energia renovável, um setor robusto e em rápido crescimento. A Rio Energy nos permitirá acelerar a geração de energia renovável e, consequentemente, o fluxo de caixa”, afirma Pål Eitrheim, Vice-Presidente Executivo para as Energias Renováveis da Equinor.

A aquisição da Rio Energy está alinhada com a estratégia da Equinor de expansão em energias renováveis onshore em mercados selecionados. Este movimento também destaca a ambição da Equinor de desenvolver seu portfólio como uma empresa de energia no Brasil, uma posição apoiada por Veronica Coelho, Country Manager da Equinor no Brasil.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A Equinor adquire 100% da Rio Energy, incluindo sua equipe de 140 funcionários e ativos de energia renovável. O portfólio adquirido abrange o parque eólico onshore Serra da Babilônia 1, na Bahia, com uma capacidade de produção de 0,2 GW, projetos solares em pré-construção de 0,6 GW e mais 1,2 GW em projetos de energia solar e eólica onshore.

A Rio Energy se tornará uma subsidiária integral da Equinor, e sua equipe continuará a desenvolver o atual portfólio de projetos. A Equinor estimou uma taxa de retorno para o portfólio adquirido na faixa superior de 4-8%, incluindo o preço de aquisição.

A Equinor planeja vender a energia produzida pelos projetos da Rio Energy no mercado brasileiro através da Danske Commodities (DC), outra subsidiária da Equinor. Olav Kolbeinstveit, Vice-Presidente Sênior para Energias Renováveis e Mercado Onshore na Equinor, ressaltou a importância do Brasil como o maior mercado de energia da América do Sul e as oportunidades que o mercado livre oferece.

A Equinor, gigante petrolífera norueguesa, já conta com uma variedade de projetos de energia renovável em território brasileiro. Na esfera solar, ela é proprietária do complexo Apodi (162 MW) localizado no Ceará, administrado pela Scatec desde 2018. A companhia também está investindo US$ 430 milhões no projeto solar Mendubim (531 MW), no Rio Grande do Norte, em colaboração com Scatec e Hydro Rein.

A aprovação das autoridades regulatórias ainda é aguardada para a transação.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado