A Ambev, gigante brasileira de bebidas e proprietária das marcas Brahma, Skol e Antarctica, divulgou nesta quinta-feira (03/08) seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2023. O lucro líquido consolidado atingiu R$ 2,597 bilhões, uma queda de 15,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto outros indicadores mostram um cenário misto.
O Ebitda ajustado da companhia registrou R$ 5,275 bilhões, com crescimento de 34,2% no conceito orgânico e uma queda de 4,7% no conceito reportado. A receita líquida, por sua vez, atingiu R$ 18,8 bilhões, com alta de 20% no conceito orgânico e crescimento de 5,1% no conceito reportado, na base anual de comparação.
Expectativas
A administração da Ambev revisou a expectativa de crescimento do CPV (custo dos produtos vendidos) para o negócio de cervejas no Brasil, reduzindo a previsão de 6 a 9,9% para 2,5 a 5,5% no ano de 2023. Esta revisão reflete a melhoria em fatores que influenciam os custos, como inflação e preços de commodities não protegidas por hedge.
Volume e Receita
Embora o volume total do grupo tenha caído 2,2% (2,5% em cerveja e 2,2% em bebidas não alcoólicas), a empresa destacou receita líquida, que cresceu 5,1%, ou 20% organicamente, no trimestre. A queda no lucro líquido foi prejudicada pelo efeito de R$ 1,23 bilhão em créditos tributários no resultado de 2022.
Sobre a Ambev:
A Ambev é parte do grupo Anheuser-Busch InBev e a maior fabricante de cervejas do mundo. Controla 69% do mercado brasileiro de cerveja, e é a 14ª maior empresa do país em receita líquida, produzindo também refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. Os maiores acionistas são Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, também principais acionistas da varejista Americanas.