A Honda Motor, em anúncio feito nesta quarta-feira (09/08) surpreendeu o mercado com um salto de 78% em seu lucro trimestral, evidenciando o vigor das vendas, particularmente no mercado dos EUA, e a vantagem de um iene em depreciação.
Estando em segunda posição entre as montadoras japonesas em termos de vendas, a Honda exibiu um lucro operacional notável de 394,4 bilhões de ienes (US$ 2,76 bilhões) para o segundo trimestre. O montante ultrapassou a estimativa média de 324,74 bilhões de ienes, apontada em pesquisa da Refinitiv. No ano anterior, no mesmo período, o lucro foi de 222,2 bilhões de ienes.
Os números expressivos nas vendas nos EUA deram um impulso substancial à montadora. Com um incremento de 44,7% ano a ano, as vendas atingiram 347.000 unidades, refletindo uma recuperação da cadeia de suprimentos pós-pandemia e um mercado consumidor norte-americano em ascensão.
Por outro lado, a empresa enfrentou desafios no mercado chinês. As vendas declinaram 5% para 309.000 veículos durante o período, em meio à intensa concorrência local e à rápida migração para carros elétricos no país. Representantes da Honda destacam a crescente complexidade do mercado automotivo chinês, e as mudanças nas expectativas dos consumidores.
Apesar da alta performance trimestral, a Honda permanece cautelosa, mantendo sua previsão de lucro operacional anual em 1,0 trilhão de ienes, ligeiramente abaixo da média projetada de 1,117 trilhão de ienes por analistas.