Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Navio movido a vento estreia em viagem ao Brasil

(Foto: Divulgação)

O navio de carga Pyxis Ocean partiu em sua viagem inaugural da China para o Brasil, marcando o primeiro teste prático das velas gigantes WindWings. A tecnologia é desenvolvida pela empresa britânica BAR Technologies e produzida pela Yara Marine Technologies. A embarcação, fretada pela Cargill, tem como objetivo principal reduzir significativamente o consumo de combustível e, consequentemente, a pegada de carbono associada ao transporte marítimo.

O setor marítimo é responsável por uma parcela considerável das emissões globais de gases de efeito estufa, representando cerca de 3% do total. Com a implantação das WindWings, a expectativa é que as emissões do Pyxis Ocean reduzam em até 30%. A perspectiva é ainda mais promissora quando se considera a possibilidade de combinar essa tecnologia com o uso de combustíveis alternativos.

As WindWings, que atingem alturas de até 37,5 metros, são instaladas no convés do navio. A Cargill, uma das gigantes do setor de commodities, acredita que os ganhos em eficiência e economia de combustível resultantes dessa inovação ajudarão a compensar os custos iniciais.

Publicidade

Embora a propulsão a vento não seja uma ideia nova, tecnologias avançadas têm surgido nos últimos anos para revolucionar o transporte marítimo, visando uma abordagem mais sustentável. Navios de carga equipados com pipas gigantes e sistemas de rotores fazem testes para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Atualmente, apenas cerca de 20 grandes embarcações comerciais ao redor do mundo adotaram sistemas de propulsão eólica, de acordo com a International Windship Association.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado