Pesquisar
Close this search box.

Muitos o desejam. Ele deseja o Ceará – Por Tales de Sá Cavalcante

Tales de Sá Cavalcante – Reitor do FB UNI, Diretor-Geral da Org. Educacional Farias Brito e Presidente da Academia Cearense de Letras.

“É tempo, talvez, de se instalar uma escola de verdade num campo adequado. Margeando a linha da Central do Brasil, especialmente nas imediações de Mogi das Cruzes, avistam-se campos que me parecem bons. (…) Os alunos precisam dormir junto à escola ainda que para isso seja necessário fazer instalações adequadas. (…) Penso que, sob todos os pontos de vista, é preferível trazer professores da Europa e dos Estados Unidos, em vez de para lá enviar alunos. (…) Meu mais intenso desejo é ver verdadeiras escolas de aviação no Brasil. Ver o aeroplano, hoje poderosa arma de guerra, amanhã meio ótimo de transporte, percorrendo as nossas imensas regiões, povoando nosso céu.”

Assim se expressou Santos Dumont, segundo Fernando Morais, em seu livro “Montenegro”. O autor também pontua que, aos 95 anos e já marechal do ar, Casimiro Montenegro dizia que sua grande obra foi a criação do ITA, concebido à imagem e semelhança do célebre MIT dos Estados Unidos. “Montenegro sonhou um Brasil a fabricar aviões quando ainda não fabricávamos bicicletas.”
Os cearenses também desejaram o ITA e fizeram o presidente Lula dizer à governadora de Pernambuco que não poderia atender seu pleito porque a maioria dos aprovados é de Fortaleza. É cearense o professor Chico Sampaio, precursor da preparação ao ITA no Ceará. Caio Temponi não era, mas passou a ser cearense ao aqui se preparar para o ITA e se tornar o seu mais jovem ingresso, com apenas 14 anos de idade. São cearenses de nascimento ou coração os educadores das escolas cearenses que se destacam no ITA e no IME.

A escola do Ceará campeã em ITA/IME aprova mais que todas as capitais do Brasil e já obteve, ao longo dos anos, 1724 aprovações. O total de aprovações, dos colégios de todo o estado, é de cerca de 3550.

Assim como em 1950, quando o cearense Casimiro Montenegro criou um instituto brasileiro nos moldes do MIT, talvez os notáveis resultados de brilhantes cearenses tornem realidade um Instituto Tecnológico cearense, feito nos moldes do ITA. Muitos desejam chegar ao ITA, e o ITA deseja chegar ao Ceará. Seja bem-vindo o talento.

*Opinião – Artigo Por Tales de Sá Cavalcante – Reitor do FB UNI, Diretor-Geral da Org. Educacional Farias Brito e Presidente da Academia Cearense de Letras.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado