Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Brasil registrada 178,6 mil novas empresas no Brasil em agosto

De janeiro a agosto de 2023, o Brasil viu um impressionante aumento na abertura de empresas, chegando a 2.716.269 novos negócios, segundo o Mapa de Empresas. O Maranhão liderou o crescimento proporcional, enquanto São Paulo teve os maiores números absolutos.

No panorama geral, o país tem agora 21,8 milhões de empresas ativas. E o mais interessante: 93,7% são microempresas ou de pequeno porte. Os dados, divulgados em um boletim recente, são uma parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A abertura de novas empresas, no entanto, é apenas metade da história. Durante o mesmo período, 1,47 milhão de empresas fecharam as portas, resultando em um saldo positivo de 1,23 milhão de novos negócios.

Publicidade

O estado do Maranhão mostrou-se promissor, com um aumento de 7,7% no número de novas empresas. Por outro lado, a Paraíba viu a maior queda proporcional de 5,7%. Em termos absolutos, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideraram o ranking de novas empresas, com 408.116, 147.147 e 115.264 respectivamente.

Amanda Souto, diretora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), comentou que os números refletem “o contínuo aumento da atividade empreendedora no país”.

O tempo médio de abertura também passou por mudanças. No final do segundo quadrimestre, empresas foram abertas em uma média de 1 dia e 5 horas, uma redução de 1 hora comparado ao início do ano. Sergipe permanece como o estado mais eficiente, com um tempo médio de 7 horas, enquanto São Paulo apresenta o maior tempo de registro.

Nas capitais, Aracaju, Goiânia e Curitiba se destacaram como as mais rápidas na abertura de empresas, com um tempo médio de apenas 2 horas. Já Belém mostrou-se o polo mais lento, com uma média de 3 dias e 6 horas.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado