Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Reforma tributária: Roberto Campos Neto defende arrecadação de ricos

Presidente do BC, Campos Neto
Foto: Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, expressou seu apoio à taxação de fundos exclusivos e investimentos no exterior. Em uma audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27), ele defendeu uma alíquota de 10% para aplicações offshore.

Taxação de grandes fortunas

Campos Neto destacou que é a favor da arrecadação de recursos junto aos super-ricos e da taxação de fundos exclusivos e offshore. Ele acredita ser um esforço necessário para tornar o sistema tributário mais equitativo. Ele mencionou que o governo anterior já havia discutido um projeto relacionado à taxação de fundos offshore. Além disso, ele considera que a alíquota deveria ser mais alta.

“Eu pedi que fosse 10%, achei que era razoável, voltou com 6%, eu acho baixo, acho que tem que taxar mais”, afirmou Campos Neto. Ele reconheceu, no entanto, que a questão envolve preocupações sobre uma possível erosão da base de arrecadação.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Nesse sentido, Campos Neto esclareceu que todos os seus investimentos pessoais em fundos offshore foram devidamente declarados desde o primeiro dia em que assumiu o cargo no Banco Central.

Reforma tributária

O presidente Lula assinou uma medida provisória em agosto para instituir a tributação periódica sobre os rendimentos de fundos exclusivos de investimento. A medida foi elaborada pela equipe econômica como parte de uma estratégia para compensar a redução na arrecadação decorrente da correção da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Na mesma ocasião, Lula também assinou um projeto de lei relacionado à tributação de fundos offshore. De acordo com a proposta, pessoas físicas com renda no exterior de até 6.000 reais por ano estarão isentas de tributação. Para rendimentos entre 6.000 reais e 50.000 reais por ano, haverá uma alíquota de 15%, enquanto rendimentos acima de 50.000 reais estarão sujeitos a uma alíquota de 22,5%.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado