Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Fim do RG: Brasil adota CPF como identificação

Brasil lança Carteira de Identidade Nacional com número de CPF para combater fraudes e simplificar processos, válida a partir de 6 de novembro.
Foto: Agência Brasil

A partir de 6 de novembro, todos os Estados do Brasil passarão a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adotará o número do CPF como padrão de identificação. Essa mudança tem como objetivo reduzir fraudes e simplificar os processos governamentais. No entanto, a substituição do Registro Geral (RG) pelo novo documento não é imediata, pois o modelo antigo permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN estará disponível em versões física e digital, com a primeira via e a renovação gratuitas, semelhante à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A adoção do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), emitido pela Receita Federal tornará o novo documento válido em todo o território nacional. Dessa forma, eliminando a necessidade de emissão por estados. Sendo assim, entidades governamentais poderão acessar todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor e carteira de trabalho, a partir de uma única combinação numérica. No entanto, o passaporte é a única documentação que não passará por essas alterações.

É importante destacar que a CIN não incluirá a designação de gênero ou diferenciação entre “nome” e “nome social”. O objetivo é tornar a documentação mais inclusiva para a comunidade LGBTQIA+. A validade do novo documento varia de acordo com a faixa etária, sendo indeterminada para aqueles com mais de 60 anos.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado