Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Paulo André Holanda discute educação na reunião do CNE

Em uma reunião pública realizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), a educação profissional e tecnológica foi o tema central. A discussão contou com a participação do executivo Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará, que trouxe dados relevantes e insights sobre a relação entre educação e indústria.

Paulo André Holanda

Presidida por Luiz Roberto Liza Curi e moderada por Elizabeth Guedes, a mesa redonda reuniu autoridades como Jucineide Fernandes, Samuel Brasileiro Filho, Ricardo Henriques e Alexandre Martins Vidor. Iniciando o diálogo, Luiz Curi apontou para os desafios sociais enfrentados pelo Brasil, como desemprego e desigualdade, ressaltando a importância da educação como ferramenta de mudança. Segundo dados de 2021, o Brasil apresenta 6,5 milhões de jovens de 15 a 24 anos desempregados e fora da escola, um número alarmante em comparação a outras faixas etárias.

Paulo André Holanda destacou o papel da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e suas instituições (SESI, SENAI e IEL) no cenário educacional. Com mais de 550 escolas do SESI, 600 do SENAI e 580 unidades móveis, a infraestrutura para a educação profissional é vasta. Holanda também citou um estudo do mapa do trabalho industrial, revelando que o Brasil necessitará qualificar cerca de 10 milhões de trabalhadores para a indústria até 2025. Paralelamente, o Índice de Analfabetismo Funcional (INAF) atinge 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos, sublinhando a necessidade de políticas públicas eficazes e estratégicas na educação.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“Aqui na FIEC, na gestão do presidente Ricardo Cavalcante, temos importantes ações, testadas e comprovadas, voltadas à educação básica e ao técnico profissionalizante. Temos também o Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec), onde mensalmente abordamos temas relacionados à educação, com participação da Academia, do governo, do setor produtivo e das instituições de fomento, com a finalidade de que pesquisas e inovação sejam aplicadas nas indústrias e para a população”, completou.

O encontro, que durou até 09/11, debateu temas como “Plano Nacional de Educação”, “Políticas Sociais na Educação Básica”, “Expansão, Regulação e Avaliação da Educação Superior”, além dos desafios específicos da educação profissional e tecnológica.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado