Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Impacto na Braskem: riscos e desafios financeiros

Foto: Divulgação

O possível colapso da mina da Braskem pode impactar significativamente os fluxos de caixa da empresa, alerta a Fitch Ratings. A agência de classificação de crédito destaca preocupações com a alavancagem financeira da Braskem.

A agência atualmente classifica a Braskem como “BBB-“, com uma perspectiva negativa. Esse rating reflete a alta alavancagem da empresa, estimada em torno de 12 vezes, que pode persistir até 2024 ou além.

A situação é agravada pela possibilidade de um novo evento geológico nas instalações da Braskem, o que poderia aumentar o número de ações judiciais contra a empresa e limitar seu acesso aos mercados de capitais. Os investidores estão cada vez mais atentos às questões ambientais, sociais e de governança (ESG), o que coloca pressão adicional sobre a Braskem.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Do ponto de vista financeiro, a Fitch prevê um cenário desafiador para a Braskem, com expectativas de fluxo de caixa de financiamento (FCF) negativo para os próximos anos, principalmente devido a acordos judiciais. A empresa está projetada para pagar R$ 7,5 bilhões em acordos até 2025, impactando seu FCF.

Além disso, a Fitch sinaliza que a Braskem pode enfrentar ações de rating negativas se mantiver um índice de cobertura de juros abaixo de 1,0 vez e um FCF negativo em períodos de baixa econômica. No entanto, a agência acredita na capacidade da Braskem de ajustar sua estratégia de investimentos para preservar o FCF, o que pode incluir a redução de investimentos, otimização do capital de giro, venda de ativos não essenciais ou formação de novas parcerias.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado