Pensar fora do padrão é essencial – Por Jackson Pereira Jr.

Jackson Pereira Jr., empreendedor, diretor do BNTI, fundador e CEO do Economic News Brasil.
Por Jackson Pereira Jr., empreendedor, diretor do BNTI, fundador e CEO do Economic News Brasil.

Na minha trajetória pelo universo corporativo, tenho notado um fator decisivo: a inovação nos negócios, como nas pessoas, é fundamental para manter uma posição competitiva e adaptativa. A transformação e a modernização de práticas empresariais estabelecidas transcenderam o status de luxo para se tornarem requisitos essenciais no cenário empresarial de hoje.

Observo que várias organizações já estabelecidas estão criando departamentos focados em inovação ou buscando parcerias estratégicas para se renovarem. Esses grupos são verdadeiros catalisadores de novos conceitos e abordagens, garantindo a congruência com as metas e objetivos organizacionais. A crise sanitária global, impulsionada pelo coronavírus, ressaltou ainda mais a importância da inovação. Ficou evidente que as empresas que adotaram inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento foram as que mais avançaram.

Um estudo de 2022 da McKinsey & Company aponta que 84% dos entrevistados veem a inovação como um componente chave para o crescimento. Além disso, 80% acreditam que os modelos de negócios tradicionais estão sob ameaça atualmente, mas apenas 6% dos empresários se sentem satisfeitos com os resultados de suas iniciativas inovadoras.

Entendo que o sucesso da inovação corporativa depende do engajamento de todos, desde os executivos até os colaboradores. A inovação deve ser uma prática adotada em todas as esferas da empresa.

Para aqueles que aspiram se inserir no ambiente de inovação corporativa, é crucial escolher parceiros com experiência e um espírito proativo. Existem programas direcionados a empresas de médio porte que podem acelerar significativamente o processo de inovação, possibilitando a modernização com investimentos menores e retornos consideráveis.

Quem também deve pensar fora do padrão?

É crucial ressaltar que pensar de maneira não convencional é vital também para estagiários, profissionais liberais, autônomos e empreendedores de todos os níveis que desejam se sobressair em suas carreiras. Muitos deixam escapar grandes oportunidades por se prenderem a lamentações e desculpas, sem focar no que realmente importa: sair da zona de conforto, estudar, planejar, criar e inovar para se destacar no mercado. Olhar apenas para os obstáculos ou para o passado nunca conduzirá ao progresso. O tempo voa e não volta para trás. Reflita sobre isso!

Pensar de maneira não convencional é vital. Manter-se informado sobre as tendências e novidades do setor auxilia na criação de ideias criativas e eficientes. Incentivar uma equipe orientada para a inovação e fomentar o compartilhamento de ideias amplia a capacidade de gestão e o desenvolvimento de estratégias eficazes para o dia a dia da empresa.

Como profissional ciente da relevância da inovação no mundo dos negócios, percebo que apenas a intenção da diretoria não basta. É necessário estabelecer e cultivar uma cultura forte de inovação, um tópico que o Economic News Brasil explora profundamente em seus conteúdos.

*Opinião – Artigo Por Jackson Pereira Jr.empreendedor, diretor do BNTI, fundador e CEO do Economic News Brasil.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado