Petrobras firma novo aditivo para compra de gás natural da Bolívia

Gás natural petrobras bolívia YPFB
(Foto: José Luis Quintana/YPFB)

A Petrobras (PETR4) anunciou a celebração de um novo aditivo ao contrato de compra de gás natural com a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Este aditivo, assinado após aprovação dos trâmites internos de governança, modifica o perfil de entregas do volume total de gás contratado pela Petrobras.

O contrato mantém um volume máximo de 20 milhões de m³ por dia, proporcionando maior flexibilidade nos compromissos firmes de entrega e recebimento. O acordo também visa adaptar-se à sazonalidade e disponibilidade da oferta da YPFB. A Petrobras ressalta que o ajuste visa assegurar “o fornecimento em equilíbrio contratual para as empresas e a possibilidade de venda adicional de gás pela YPFB para outros importadores brasileiros.”

A companhia brasileira destaca que, além de garantir segurança e previsibilidade de suprimento de gás ao mercado atendido pela Petrobras, o aditivo abre espaço para a YPFB vender gás a outros importadores no Brasil.

Em outra frente, a Petrobras planeja ampliar seus investimentos em diversas regiões do Brasil. Esta estratégia visa não apenas reduzir a concentração de negócios no Sudeste, mas também seguir a estratégia do governo de estimular a economia e gerar empregos, alinhado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Projetos incluem a expansão de refinarias no Nordeste, a retomada de fábricas de fertilizantes no Sul e no Centro-Oeste, além da construção de navios.

Dados da Petrobras revelam que o Estado do Rio lidera a lista de investimentos firmes, seguido por São Paulo e Espírito Santo. O Sudeste representa 83% do total, seguido por Nordeste, Norte, Sul, e Centro-Oeste, com investimentos em locais ainda não definidos. A Petrobras busca diversificar suas operações em busca de uma distribuição mais equitativa de seus investimentos no território nacional.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado