Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Cinema 2023: desafios e surpresas nas bilheterias

Cinema 2023: desafios e surpresas nas bilheterias Barbie
Barbie, filme dirigido por Greta Gerwig, foi a maior bilheteria de 2023 (Foto: Warner Bros./Divulgação).

O ano de 2023 foi marcado por mudanças significativas na arrecadação do cinema. Ao contrário das expectativas, filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e da DC Comics tiveram desempenho abaixo do esperado. Super-heróis como Capitã Marvel, Flash, Homem-Formiga, Shazam e Besouro Azul não conseguiram atrair o público, sinalizando uma possível fadiga nas grandes franquias.

Em contrapartida, surpresas como “Barbie” e “Super Mario Bros.: O Filme” conquistaram o público de forma inesperada e foram recordistas mundiais de arrecadação. “Barbie” alcançou a impressionante marca de US$ 1,44 bilhão em vendas de ingressos em todo o mundo, desafiando estereótipos da indústria. Outro destaque foi “Super Mario Bros.: O Filme”, que arrecadou US$ 1,36 bilhão, surpreendendo em meio às adaptações de jogos, historicamente instáveis.

Ainda mais surpreendente foi o sucesso de “Oppenheimer”, um drama de época de três horas sobre um físico, que contrariou a crença de que filmes para adultos não seriam viáveis nos cinemas na era do streaming, arrecadando US$ 952 milhões.

conteúdo patrocinado

No Brasil, “Barbie” (R$ 207 milhões), “Velozes e Furiosos 10” (R$ 133,7 mi) e “Super Mario Bros.: O Filme” (R$ 133,1 mi) foram as maiores bilheterias.

Entretanto, as projeções para 2024 indicam uma possível estagnação na recuperação da indústria cinematográfica, com a diminuição dos lançamentos devido a recentes greves em Hollywood. As vendas de ingressos podem cair de 5% a 11%, dependendo do mercado, segundo a Gower Street Analytics.

Em um cenário onde as grandes franquias enfrentam desafios e produções inesperadas brilham, o cinema de 2023 revelou uma dinâmica imprevisível nas preferências do público, desafiando as previsões convencionais da indústria cinematográfica.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado