Gol perde quase 180 milhões em recuperação judicial nos EUA

Movimentação de aviões comerciais no aeroporto de Brasília. ( Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As ações da Gol sofreram uma queda de 8,07% nesta sexta-feira (26). O valor chegou a R$ 5,92, após a empresa anunciar sua entrada no Chapter 11, equivalente à recuperação judicial nos Estados Unidos. A queda resultou em uma perda de R$ 179,31 milhões no valor de mercado da companhia aérea. Atualmente, a empresa vale R$ 1,99 bilhão, ou seja, ficou abaixo da marca de R$ 2 bilhões pela primeira vez desde março de 2023.

O analista da Genial, Ygor Araújo, considera o DIP Financing de US$ 950 milhões, uma forma de crédito específica para empresas em dificuldades financeiras, como uma notícia positiva. Os bondholders (detentores de títulos de dívida) da Abra, controladora da Gol, prometeram o financiamento como parte do processo de recuperação. O analista ressalta que esse dinheiro garante a continuidade das operações da empresa, mas o cenário permanece incerto.

As agências de classificação de risco S&P e Fitch rebaixaram o rating da Gol para níveis de default. A Fitch aponta que o Chapter 11 é uma consequência das dificuldades nas negociações com os arrendadores de aeronaves e dos atrasos na entrega de novos aviões. Estima-se que a dívida com os lessores (arrendatários de aeronaves) seja de R$ 9,8 bilhões. Para a S&P, a Gol ainda enfrenta um “pesado fardo de dívida”.

O analista da Ajax Asset, Rafael Passo, também destaca o cronograma de entrega das novas aeronaves como um ponto crítico a ser observado no processo de recuperação da Gol. A empresa listou a demora na entrega dos aviões como uma das causas do desequilíbrio financeiro nos documentos apresentados à corte norte-americana ao solicitar o Chapter 11. O CEO da Gol, Celso Ferrer, afirmou que já está recebendo as aeronaves atrasadas “com rapidez”.

Reações dos passageiros 

O Citi Bank avalia que ainda não está claro como os passageiros reagirão ao anúncio da recuperação judicial. Mas acredita que o evento “pode causar algum impacto negativo na demanda”. Para os analistas do banco, o Chapter 11 reduz significativamente as chances de a Abra, controladora da Gol, realizar um IPO, uma possibilidade que vinha sendo discutida desde a formação da holding com a Avianca em 2022.

O pedido de Chapter 11 da Gol foi aceito na tarde desta sexta pela corte de falências de Nova York. Portanto, agora a empresa aguarda a aprovação do DIP Financing de US$ 950 milhões pela Justiça norte-americana. Parte desse financiamento, US$ 350 milhões, entrará na companhia assim que o juiz americano autorizar provisoriamente a transação. Entretanto, os outros US$ 150 milhões virão com a aprovação final.

De acordo com os documentos apresentados pela Gol no processo do Chapter 11, a empresa possui R$ 17,19 bilhões (US$ 3,5 bilhões) em ativos e R$ 40,77 bilhões (US$ 8,3 bilhões) em passivos. Afinal, desse passivo, R$ 20,6 bilhões (US$ 4,2 bilhões) correspondem a financiamentos pendentes, com R$ 10,3 bilhões (US$ 2,1 bilhões) em dívidas garantidas por ativos da empresa.

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