Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Unigel busca acordo emergencial para evitar recuperação judicial

Unigel
Foto: divulgação/Unigel

A fabricante de fertilizantes Unigel está enfrentando uma corrida contra o tempo para evitar um pedido de recuperação judicial, já que a proteção contra credores está prestes a expirar. Segundo fontes familiarizadas com o assunto, a empresa está atualmente apresentando um acordo de última hora aos detentores de títulos, liderados pela Pacific Investment Management Co. (Pimco), para reestruturar a dívida fora dos tribunais.

A Unigel precisa da adesão de aproximadamente um terço dos detentores de títulos para iniciar a reestruturação, e os detentores podem tomar uma decisão sobre o acordo já na quinta-feira. Caso aprovado, a empresa terá um prazo de 90 dias para convencer mais da metade dos detentores de dívida a assinarem o acordo. No entanto, as fontes alertam que as negociações ainda podem fracassar. Sendo assim, o que poderia levar a Unigel a pedir a recuperação judicial.

O plano discutido oferece aos detentores de títulos a opção de trocar parte da dívida por ações da empresa. Os detentores de títulos converteriam cerca de 30% dos títulos existentes em dívida sênior e 40% em dívida subordinada. Enquanto trocariam os 30% restantes por 50% do capital da Unigel, para os credores que injetassem dinheiro novo.

conteúdo patrocinado

Representantes da Unigel e da Pimco optaram por não comentar sobre o assunto.

Acordo

O possível acordo marcaria uma reviravolta para a Unigel, que nos últimos meses enfrentou dificuldades financeiras ao deixar de pagar os títulos de dívida devido às perdas decorrentes da desaceleração global nos preços dos fertilizantes, além de ter descumprido cláusulas estabelecidas com os credores.

No final do ano passado, os detentores de obrigações locais da Unigel votaram pelo vencimento antecipado das notas, após o fracasso de um acordo de suspensão de 90 dias. A medida desencadeou uma série de eventos, levando a empresa a buscar proteção temporária dos credores, cujo prazo expira nesta semana. Para negociar um acordo de reestruturação com os credores, a Unigel contratou a Moelis & Co e consultores jurídicos.

Henri Slezynger é o fundador da Unigel, uma das líderes na produção de fertilizantes, sendo controlada pela família Slezynger por meio de uma holding. De acordo com informações do Trace, os títulos em dólares da Unigel foram negociados em torno de 25 centavos na última quarta-feira.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado