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Semana do Consumidor: o que os consumidores buscam?

Semana do consumidor
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Com o Dia do Consumidor se aproximando, o varejo está se preparando para uma semana repleta de promoções, buscando atrair clientes por boas ofertas. Segundo um estudo realizado pelo PicPay, 64% dos brasileiros têm a intenção de realizar compras nesta data comemorativa, que ocorre nesta sexta-feira (15).

Antes mesmo do início das promoções, 79,5% dos entrevistados já realizaram pesquisas para comparar os preços dos produtos, visando determinar onde vale mais a pena gastar, especialmente em itens que custam entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, valor que a maioria planeja desembolsar.

O PicPay revela que muitos brasileiros aguardam o Dia do Consumidor, considerando-o uma data importante para o planejamento financeiro. No entanto, a data é menos conhecida que eventos como a Black Friday, Natal e Dia dos Pais e das Mães.

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Rita Cunha, executiva do PicPay Shop, destaca a relevância do Dia do Consumidor no calendário do varejo, enfatizando que é um momento que evidencia o poder dos consumidores em influenciar as tendências do mercado. Para os varejistas que conseguem aproveitar essa oportunidade, há ganhos em credibilidade e ritmo de vendas ao longo do ano.

Entre os produtos mais procurados pelos consumidores neste período estão vestuário e eletrodomésticos. A lista inclui também alimentos e bebidas, eletrônicos, além de itens de farmácia, beleza e perfume.

Investimento

Quanto ao valor a ser gasto, a maioria dos entrevistados (38,3%) pretende desembolsar entre R$ 1.000 e R$ 2.000. Outros 25,5% têm a intenção de gastar até R$ 500, enquanto 22,4% miram produtos com valores entre R$ 2.000 e R$ 5.000.

A qualidade do produto é um aspecto fundamental na escolha dos consumidores, sendo apontada como a característica mais importante por 40,9% das pessoas entrevistadas. Em seguida, 29,2% se mostram atraídos por preços baixos, 22% pela confiabilidade da loja, site ou aplicativo, e 7,9% pela oferta de cashback ou cupom de desconto.

Por outro lado, 37,3% dos entrevistados que não pretendem realizar compras justificam essa decisão com base na condição financeira. Alguns também mencionam que não estão precisando de nada no momento, preferem aguardar por outra oportunidade ou, em menor proporção, desconhecem a data.

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